3. Eleição

FAQ: Cinco principais dúvidas sobre as Eleições CRMV-PR

Publicado em: 25/05/2023 09:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eleição

A eleição para composição de diretoria e conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) para o triênio 2023-2026 está marcada para o dia 30 de maio, das 7h às 19h.

Você poderá efetuar seu voto por meio de qualquer dispositivo IOS ou Android com acesso à internet (smartphone, tablet, notebook, etc.) pelo site https://eleicoescrmv-pr.webvoto.com.br/

Para facilitar, preparamos um FAQ com as principais dúvidas. Confira:

1 - O voto é obrigatório?

Sim. O voto é obrigatório aos médicos-veterinários e zootecnistas registrados e ativos que:

• Possuem inscrição principal (VP/ZP) no CRMV-PR;
  • Não estejam impedidos por decisões administrativas ou judiciais, conforme previsto no artigo 14 da Lei Federal nº 5.517/1968 Resolução CFMV nº 1298/2019.
  • Para que os profissionais com registro principal possam exercer o seu direito a voto, deve estar em dia com a Tesouraria do CRMV-PR e não estar impedido em face de decisões administrativas ou judiciais transitadas em julgado.
  • O voto é pessoal e cada eleitor poderá votar somente uma vez.

O voto é facultativo para os profissionais que na data da realização do turno eleitoral tiverem completado 70 anos.

2 – Quais são as chapas concorrentes?

Clique aqui para conferir a chapa que concorre ao pleito.

3 - Tenho débitos no Conselho. Como faço para votar?

Os débitos vencidos podem ser quitados até o dia da eleição (30/5) mediante pagamento de boleto emitido pelo CRMV-PR.

WhatsApp da Cobrança para assuntos exclusivos de débitos (não serão atendidas ligações)

Horário de atendimento das 7h às 19h.

Contatos no interior (para informações gerais e assuntos relacionados a débito)

Horário de atendimento das 8h às 17h, com intervalo de almoço das 12h às 13h.

• Cornélio Procópio (Jéssica): 43 3523-5294 (Ligação e WhatsApp)
  • Guarapuava (Jeniffer): 42 3035-1443 (Ligação) e 42 3622-1187 (WhatsApp)
  • Londrina (Andréia): 43 3324-5017 (Somente ligação)
  • Maringá (Cristiani): 44 3052-2913 (Somente ligação)
  • Paranavaí (André Brito): 41 99102-7637 (Ligação e WhatsApp)
  • Pato Branco (Maurício): 46 3235-0879 somente ligação
  • Ponta Grossa (Kauana): 42 3027-1581 (somente ligação)

Informações gerais (Ouvidoria)

sic@crmv-pr.org.br

4 – Quais são as modalidades de voto?
São disponibilizadas três modalidades de voto:

Na modalidade on-line, confira o passo a passo abaixo:

1. Como votar com carta senha ou senha recebida por e-mail ou SMS

2. Como votar com PIN

3. Como votar com certificado digital ou certificado em nuvem

5 – Qual é o prazo para enviar a justificativa? Em quais casos é possível justificar o voto?

O prazo para o protocolo da justificativa de ausência de votação será até o 10º (décimo dia útil) seguinte ao da eleição via peticionamento externo, pelo link https://sei.crmv-pr.org.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0

A Resolução CFMV Nº 1298/2019 determina como possíveis justificativas para a ausência de voto:

• Morte em família até segundo grau de parentesco no interregno de sete dias anteriores a contar da eleição, inclusive;
  • Emergência médica que afete o profissional, cônjuge, pais ou filhos;
  • Privação de liberdade;
  • Sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV-PR ou de residência do profissional;
  • Convocação judicial para data coincidente com todo o horário destinado à votação;
  • Viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio da correspondência, desde que o deslocamento se inicie ou finalize em horário incompatível para o exercício do voto;
  • Acidente grave afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos.

Lembrando que as justificativas estão sujeitas a análise do Plenário do CRMV-PR, podendo ser deferidas ou não.

Quer saber mais?

Acesse aqui outras perguntas e respostas sobre as Eleições CRMV-PR (Gestão 2023-2026).