1. Home
  2. Enfrentamento Esporotricose

Introdução


Afinal, o que é esporotricose?

A esporotricose é uma doença fúngica que afeta animais e humanos, causada pelo fungo Sporothrix. A esporotricose é uma doença de interesse estadual e de notificação compulsória nos serviços de saúde públicos e privados em todo o Paraná. A doença é mais comum em gatos, mas também pode afetar cães e outros animais, incluindo seres humanos. 

O papel do médico-veterinário é crucial no diagnóstico e tratamento da esporotricose em animais. O profissional é responsável por identificar os sinais clínicos da doença, realizar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico, prescrever o tratamento adequado e monitorar a resposta do animal ao tratamento. 

Além disso, o médico-veterinário tem um papel importante na prevenção da esporotricose em animais. Isso inclui a orientação aos proprietários sobre as medidas de higiene e cuidados básicos para evitar a infecção pelo fungo. 

É importante lembrar que a esporotricose é uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Portanto, a identificação e tratamento precoces da doença em animais também contribuem para a prevenção da doença em humanos. 

Em resumo, o papel do médico-veterinário é fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento da esporotricose em animais, contribuindo para a saúde animal e pública. 

Em novembro de 2022, o CRMV-PR, a UFPR e o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) realizaram, em Curitiba, uma oficina de trabalho com foco no enfrentamento da esporotricose felina no estado do Paraná. Da oficina, desdobrou-se, entre outras ações, o “Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose” direcionado aos estabelecimentos médico-veterinários”, realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde. A programação é destinada aos médicos-veterinários que atuam em clínicas, consultórios, hospitais, atendimento domiciliar e responsabilidade técnica de empresas do mercado pet. 

PARA QUAL ORGÃO DEVO NOTIFICAR?

Você deve entrar em contato com o Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da sua cidade, ou com os canais oficiais da Vigilânica em Saúde Municipal disponibilizados pela prefeitura.

SAIBA MAIS 

 

Fonte: CDC

Top