3. Eventos
Eventos

Mulheres são reconhecidas pela atuação profissional em encontro de médicas-veterinárias no PR

Publicado em: 25/03/2024 13:14 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

Crédito da imagem: Sindivet - PR

A atuação profissional de 43 médicas-veterinárias, junto com uma jornalista, foi homenageada no Encontro Multissetorial de Mulheres Médicas-Veterinárias do Paraná, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu na última sexta-feira, 22 de março, no Senac, em Curitiba. Confira as fotos do evento aqui.

Promovido pelo Sindicato de Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet-PR) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), com o apoio do Fórum das Entidades Representativas da Medicina Veterinária no Estado do Paraná (Feclamev-PR), o evento teve como objetivo homenagear a competência, a dedicação e evidenciar a diversidade de atuação das mulheres na Medicina Veterinária.

A Dra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), esteve presente no evento e proferiu uma palestra sobre a Atuação da Mulher Médica-Veterinária no Cenário Técnico, Econômico, Político e Social.

Impacto crescente das mulheres na Medicina Veterinária

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), dos 254.085 médicos-veterinários inscritos até o início de março, 140.189 são mulheres, representando 55,17% do total de inscritos. Essa estatística reflete não apenas um aumento no interesse e participação das mulheres na profissão, mas também sua crescente contribuição e influência no campo da saúde animal.

"Foi muito gratificante ser uma das homenageadas e estar entre tantas mulheres que desenvolvem trabalhos de grande importância na Medicina Veterinária. Acredito que todas nós seguiremos trabalhando com excelência e lutando em prol da nossa profissão", compartilhou a Dra. Ligia Rigoleto Oliva, médica-veterinária responsável pelo setor de Veterinária do Parque das Aves.

“Essa homenagem representou o reconhecimento pela minha carreira, no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa voltado para a formação de recursos humanos na área de farmacologia e toxicologia ambiental. Espero que a homenagem inspire outras mulheres a seguirem carreiras na área médica-veterinária e a enfrentarem os desafios que possam encontrar ao longo do caminho”, afirmou Dra. Helena Cristina da Silva de Assis, médica-veterinária que atua no Setor de Farmacologia e Toxicologia Ambiental.

“Estou muito agradecida e honrada! Me senti valorizada dentro da minha profissão de jornalista do Agro negócio, dividindo o palco com outras mulheres tão capacitadas, cientistas estudiosas com mestrados, doutorados com livros e artigos publicados dentro e fora do País. O evento hoje me abriu muitas oportunidades de reportagens a serem feitas nos mais diferentes seguimentos dentro da Medicina Veterinária”, destacou Rose Machado, apresentadora do RIC Rural.