Brasil e França assinam acordo ampliando cooperação em biologia avançada

Publicado em: 27/09/2007 09:19 | Categoria: Geral

O Consórcio vai gerenciar os esforços de pesquisa entre a Embrapa e o Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea (Agropolis). O Agropolis, situado na cidade de Montpellier, na França, reúne várias instituições de pesquisa além do Cirad, como o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (Inra) e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), entre outras, além de universidades.

A cooperação entre a Embrapa e o Cirad na área técnica já tem mais de 30 anos, com muitos resultados positivos para a agricultura tropical e subtropical. Nos últimos cinco anos, as pesquisas avançaram nas áreas de biologia avançada e genômica funcional. Com a assinatura da carta de intenções, o Cirad passará a ser o mediador da parceria entre a Embrapa e o Agropolis e também da implementação do Ciba.

Até hoje 26 projetos, que movimentam recursos da ordem de US$ 3 milhões estão sendo conduzidos numa parceria da Embrapa com o Labex-Europa, que é o laboratório virtual da Empresa na Europa, e o Agropolis na área de biologia avançada. Essa área engloba pesquisas de ponta, que envolvem conhecimentos de caracterização molecular, como: genômica, marcadores moleculares, proteômica e engenharia genética, entre outras.  Esses e outros projetos também são parceiros de instituições nacionais e internacionais, como o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), centros de estudos e universidades.

A finalidade desses projetos são pesquisas de vários produtos agrícolas: café, arroz, trigo, banana, milho, coco, algodão, amendoim, maçã, mandioca, sorgo, brachiaria e uva. As principais linhas da pesquisa estão nas áreas de biologia avançada, de caracterização molecular para conhecer a diversidade genética de plantas de interesse agrícola e de fitopatógenos, como por exemplo, fungos, ácaros e nematóides, entre outros. Também são feitos estudos genômicos para desenvolvimento de variedades com características de interesse agronômico, como tolerância à seca, resistência a doenças e aumento da qualidade etc.

Fonte: Embrapa