Compartimentalização terá projeto piloto mundial no Brasil

Publicado em: 11/05/2007 08:18 | Categoria: Geral

Está em implantação na Holanda, mas o país – menor que o Rio de Janeiro ou o Espírito Santo – já é um compartimento em si. E vem sendo perseguido pela avicultura tailandesa, mas seja porque o H5N1 persista na Tailândia, ou mesmo porque depois dos primeiros episódios da doença (demora na confirmação do vírus) o país perdeu credibilidade perante a comunidade técnica internacional, a evolução do processo vem sendo extremamente lenta.

Frente a esse panorama, a própria OIE encarou com bons olhos a proposta brasileira de se criar no País uma região avícola compartimentalizada do ponto de vista sanitário. Daí a vinda ao Brasil, no início deste mês, do diretor da Comissão do Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE, Alejandro Thiermann.

A visita de Thiermann não só permitiu que o setor avícola (empresariado e técnicos dos setores público e privado envolvidos com a sanidade) obtivesse maiores informações e conhecimentos sobre a abrangência e o alcance da compartimentalização, como também possibilitou oficializar à OIE a decisão de implantar o primeiro compartimento sanitário da avicultura na região de Rio Verde, Estado de Goiás.

A proposta – que não se opõe ao conceito da regionalização, mas o complementa - foi bem aceita, o que torna o Brasil o executor de um plano piloto único no mundo e que pode vir a ser seguido por outros países e por outras atividades. A iniciativa é pioneira, também, na medida em que conta com a participação conjunta dos governos federal (MAPA) e estadual (Secretaria da Agricultura de Goiás) e da iniciativa privada atuante na região a ser compartimentalizada.

Esse fato foi ressaltado pelo embaixador Sérgio Amaral ao falar, no recém-realizado 20º Congresso Brasileiro de Avicultura, sobre o novo modelo de sanidade contido na regionalização e na compartimentalização. Na ocasião, Amaral também observou que, em sua última etapa, o processo de compartimentalização pode ser transformado numa ferramenta de marketing do setor, pois serve para diferenciar o produto e se caracteriza como instrumento de convicção dos compradores.

Fonte: AviSite