Empresas primam por características pessoais na seleção, diz pesquisa

Publicado em: 09/05/2007 09:52 | Categoria: Geral

Maria Cecília é recém-formada pela instituição e a pesquisa foi tema do trabalho de conclusão de curso. O presidente do Conselho, Masaru Sugai, também falou aos 60 estudantes sobre o funcionamento da Autarquia Federal. Os alunos foram trazidos pelo professor Marson Bruck Warpechowski.

A pesquisa foi realizada durante estágio curricular obrigatório no Portal do Zootecnista sob a orientação de campo do zootecnista André Gualhanone e do professor orientador Warpechowski.

Para chegar aos resultados, Maria Cecília elaborou um questionário com 75 questões objetivas e o distribuiu via internet para 114 empresas, nos meses de agosto e outubro de 2006. Destas 28 responderam satisfatoriamente às perguntas. Foram consultadas empresas públicas, privadas e de integração, cooperativas e associações. As questões abordaram as áreas de economia e gestão, métodos quantitativos e computacionais, conhecimento técnico, comunicação e expressão, qualidades pessoais e experiência profissional.

Segundo os gestores, um zootecnista precisa ter principalmente conhecimento em gestão de qualidade, capacidade de utilização de softwares, conhecimento de fatores de produção animal, capacidade de organizar e apresentar uma informação ou projeto técnico e, ainda, possuir alto padrão moral e ético. “O perfil de exigência vai variar de acordo com o tipo de empresa e área de atuação”, ressaltou a Maria Cecília.

“Esta pesquisa é o reflexo do mercado de trabalho atual. Realmente, o que as empresas estão buscando são características pessoais dos profissionais, pois competência técnica pode ser provida, já a característica do profissional não tem como mudar”, salientou Masaru Sugai, parabenizando a profissional pela iniciativa.

Outra conclusão importante, ressaltada pelo professor Marson, é que as “empresas não estão dando mais tanta atenção para a experiência profissional. Em contrapartida, levam em consideração conhecimentos que só se adquire participando de atividades práticas”.

O evento foi alusivo ao Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio.

* Todas as fotos do evento estão disponíveis na galeria de imagens. *