1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Educação sanitária terá alcance nacional


Publicado em: 05/06/2006 09:47 | Categoria: Geral

 



O programa, um reflexo do Decreto nº 5741/2006 que instituiu o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), promoverá a aplicação da legislação de defesa agropecuária, cursos de educação sanitária, formação de multiplicadores e intercâmbio de experiências, utilizando os meios de comunicação como instrumentos de informação e de educação. O Suasa coloca a educação sanitária como uma atividade estratégica e um instrumento de defesa agropecuária.

Segundo Ailton Santos Silva, fiscal agropecuário do Mapa, “antes não havia um documento oficial que colocasse a educação sanitária em evidência”. Na expectativa de por em prática o programa, Ailton diz que “primeiro deve-se educar a população para depois aplicar a lei”. Ele conta que a materialização da educação sanitária no Suasa foi possível graças aos esforços do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Conesco), organização não-governamental que congrega médicos veterinários, agrônomos, biólogos, ambientalistas, médicos, pedagogos e comunicadores. A entidade promoveu reuniões e discutiu a fundo o tema.

Ailton Santos Silva, também presidente do Conesco, ressalta que apesar de o Conesco já ter treinado mais de três mil pessoas em educação sanitária, ainda há muito trabalho a ser realizado. Para o presidente do Colégio, com a publicação do decreto e criação do programa nacional, a educação sanitária terá mais apoio e alcance no Brasil. Ele ressalta que “a educação sanitária é um processo contínuo com o objetivo de promover a necessária mudança de comportamento para que o indivíduo assuma atividades favoráveis”.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria

Voltar
Top