1. Home
  2. Notícias
  3. Responsabilidade Técnica
Responsabilidade Técnica

Está no ar: Manual de Procedimentos em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa


Publicado em: 04/04/2022 10:00 | Fonte/Agência: CRMV - PR | Categoria: Responsabilidade Técnica

 


Manual de Procedimentos em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa

Manual de Procedimentos em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa

O CRMV-PR lança nesta segunda-feira (4/4), o “Manual de Procedimentos do Responsável Técnico em Instalações de Animais Usados para Ensino e Pesquisa”. Objetivo é auxiliar os profissionais, que atuam em instalações de animais e que desempenham papéis em cenários de utilização desses indivíduos para ensino e experimentação.

“A motivação para a construção do manual partiu da importância da atuação dos profissionais de acordo com as normas vigentes e da necessidade da ênfase no bem-estar dos animais criados, mantidos e usados em ensino e pesquisa. Esperamos que o conteúdo possa servir de base de excelência para atuação dos profissionais no Paraná”, explica Vanessa Carli, médica-veterinária do CRMV-PR, atuante nas seções de Fiscalização e Assessoria Técnica.

Sobre o manual – O guia reúne informações importantes sobre hierarquia, os deveres dos responsáveis técnicos e os aspectos legais a que estão sujeitos os estabelecimentos fiscalizados. Desenvolvido por um grupo de médicos-veterinários atuantes na fiscalização e assessoria técnica do CRMV-PR, as orientações reunidas no manual se baseiam em normas como do Sistema CFMV/CRMVs e também as publicadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea, 2021).

Clique aqui para acessar e baixar o manual.


Voltar
Top