3. Fiscalização

CRMV-PR fiscaliza mais de 130 estabelecimentos em operação em Londrina e região

Publicado em: 16/08/2021 15:45 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Fiscalização

A região de Londrina recebeu na última semana uma operação de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). A equipe de cinco fiscais e quatro assessores técnicos encarou uma maratona de cinco dias, nos quais fiscalizou mais de 130 estabelecimentos, como hospitais, clínicas, consultórios, projetos de controle populacional, canis e comércio, além da atuação de profissionais médicos-veterinários e zootecnistas.

Ao todo, foram emitidos 73 autos de infração. “Identificamos uma grande quantidade de irregularidades, tanto em estabelecimentos médico-veterinários quanto em comércios, e também casos de exercício ilegal, medicamentos vencidos e sem registro em órgãos competentes”, aponta a assessora técnica Cíntia Midori, que coordenou a ação nos municípios de Londrina, Apucarana, Arapongas, Cambé e Rolândia.

O foco foram os estabelecimentos que não haviam passado por vistoria nos últimos dois anos e as denúncias recebidas durante as próprias fiscalizações. Houve ainda a orientação sobre a Resolução CFMV nº 1275/19, a qual define as atividades permitidas e as dependências mínimas necessárias a cada tipo de estabelecimento médico-veterinário.

Tecnologia
A ação serviu também como o primeiro teste do sistema eletrônico de fiscalização que o CRMV-PR vem desenvolvendo para reduzir a burocracia de todo o processo fiscalizatório. A vice-presidente Nilva Mascarenhas acompanhou o trabalho e destaca este como um momento importante para a medicina veterinária e a zootecnia.

“Foi uma honra para nós recebermos toda a equipe aqui em Londrina para o início dos trabalhos do sistema digital, que certamente será um marco na história da fiscalização. Servirá para agilizar o processo e facilitar essa que é a mais importante missão dos Conselhos de Classe”, ressaltou.