1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

Exportação de animais vivos e fraudes em alimentos serão temas de webinar


Publicado em: 13/07/2021 15:30 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


A Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL) do CRMV-PR realizará, nos dias 17 e 18 de agosto, um webinar voltado aos profissionais que atuam ou têm interesse na área. A inscrição é gratuita: https://www.sympla.com.br/webinar-de-medicina-veterinaria-legal__1271954.

No primeiro dia será abordada a atual situação da exportação de animais vivos no Brasil, tema reativado com o embargo do navio Nada, a maior embarcação para esse tipo de transporte. Na ocasião, a perita responsável destacou em seu laudo considerar que “o transporte de animais por longa distância por via marítima é uma atividade obsoleta e perigosa ao bem-estar dos animais”.

Para Raimundo Tostes, presidente da CEMVL, o tema é de extrema importância. “Dentro das cadeias produtivas da carne existem muitos exemplos negativos de práticas abusivas em relação aos direitos dos animais. A ideia é levantar uma discussão em torno desses critérios de bem-estar animal, focando na questão dos transportes”, explica.

Fraudes em alimentos

No dia seguinte, 18 de agosto, a comissão preparou uma programação para discutir a análise de resíduos e fraudes em alimentos. “A principal preocupação são os resíduos de medicamentos, como antibióticos, por exemplo, além das fraudes que comprometem a qualidade do alimento e lesam a economia popular”, revela Tostes. De acordo com ele, tais ações podem alterar a constituição dos produtos e, assim, causar danos à saúde pública.
 


Voltar
Top