Publicado em: 13/05/2021 09:00 | Fonte/Agência: CFMV | Categoria: Geral

O que faz um zootecnista? A Zootecnia é uma profissão que preenche uma longa lista de atribuições nas mais diversas áreas de atuação e está presente em nosso cotidiano – desde o queijo que comemos até a economia nacional. Para homenagear os mais de 18 mil zootecnistas registrados no Brasil pelo seu dia, celebrado em 13 de maio, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lança a campanha “Zootecnista: gente que faz acontecer”.

O zootecnista faz acontecer na produção animal, no melhoramento genético, na educação, na nutrição animal, no agronegócio e em muitas outras áreas, com seu trabalho refletindo diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) e no desenvolvimento econômico do Brasil.

A proteína de origem animal é um dos pilares da alimentação humana e, assim, faz girar a economia. O mercado internacional é exigente e preocupa-se, também, com a sustentabilidade e o bem-estar dos animais. Os compradores querem saber todos os detalhes e se tem alguém que pode dar essas respostas é o zootecnista.

Outro ponto fundamental de toda essa cadeia produtiva é a qualidade do alimento. Novamente, o zootecnista entra em ação e, com as técnicas de melhoramento genético, leva os rebanhos a produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo.

Esses são apenas alguns dos exemplos de como o zootecnista faz acontecer. A profissão foi criada no país em 1968, com a publicação da Lei nº 5.550 e tem muita história para contar. Acompanhe aqui a campanha do Dia do Zootecnista 2021 para conferir vídeos, cards, podcasts, depoimentos e demais conteúdos e preparados para compartilhar essas e outras trajetórias de sucesso.

Confira o hotsite da campanha: www.cfmv.gov.br/dia-do-zootecnista-2021