1. Home
  2. Notícias

CRMV-PR defende atuação do RT na criação e comércio de cães e gatos


Publicado em: 04/09/2019 09:40 | Fonte/Agência: CRMV-PR

 


O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) participou nesta terça-feira (03) de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o projeto de lei nº 185/2019, que propõe a proibição do comércio físico e digital de cães e gatos por pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos comerciais similares no Estado.

Contrário à proibição, o Conselho defendeu a revisão e implantação de normas reguladoras da atividade como forma de garantir o bem-estar dos animais. A proposta se alinha ao posicionamento do Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Paraná (FECLAMEV-PR).

O presidente Rodrigo Távora Mira aproveitou a oportunidade para colocar as comissões técnicas da Autarquia, que contam com médicos veterinários e zootecnistas especialistas nas suas áreas de atuação, à disposição da Assembleia Legislativa e dos deputados para a construção da regulamentação. “O CRMV-PR e as comissões estão à disposição de todos os segmentos para que juntos possamos construir o futuro com a criação de animais de companhia e animais de produção com bem-estar”, destacou.

Durante a audiência, diversas entidades destacaram a importância de o projeto de lei exigir um responsável técnico tanto na criação quanto no comércio. O RT é o profissional habilitado e tecnicamente capacitado para orientar criadores, protetores e vendedores do segmento quanto às cinco liberdades necessárias para a garantia do bem-estar dos animais: nutricional, ambiental, sanitária, comportamental e psicológica.

“O Conselho é uma autarquia federal de fiscalização do exercício profissional que tem como finalidade garantir à sociedade um serviço de qualidade. Nesse sentido, defendemos a participação efetiva do responsável técnico para atender a essas demandas”, finalizou Mira.

 


Voltar
Top