3. Fiscalização
Fiscalização

CRMV-PR orienta denúncia de práticas ilegais em estabelecimentos comerciais

Publicado em: 12/08/2019 09:10 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Fiscalização

A assessora técnica do CRMV-PR, Vanessa Carli Bones, orientou, em entrevista concedida à CBN de Cascavel, a população a denunciar práticas ilegais em estabelecimentos comerciais e reforçou a importância do Conselho de Medicina Veterinária em garantir serviços de melhor qualidade à sociedade.

Convidada pela rádio para falar sobre o papel do Conselho na identificação de irregularidades em estabelecimentos comerciais, Bones enfatizou que procedimentos veterinários devem acontecer em consultórios, clínicas e hospitais, onde há o suporte necessário aos animais.

“Muitas pessoas não sabem, mas certos procedimentos inerentes à medicina veterinária, inclusive a vacinação de animais, não podem acontecer em ambientes inapropriados, mas sim em consultórios veterinários. Ou em clínicas e hospitais, quando se trata de procedimentos mais complexos, como cirurgias e internações, que dependem de anestesia”, explica.

Segundo a assessora técnica, é muito comum o CRMV-PR receber denúncias de procedimentos que acontecem em banho e tosa, casas agropecuárias e petshop. “Na maioria das vezes, as pessoas não sabem que o serviço que elas estão recebendo é inadequado”. E orienta a população a denunciar essas práticas aos órgãos competentes, de preferência acompanhadas de provas, para que “possamos ter mais força no momento de fiscalização”.

Durante a fiscalização, o estabelecimento pode receber um auto de infração; o médico veterinário responsável técnico (RT) também pode ser penalizado. “O responsável técnico também pode receber um auto de infração e ter a conduta analisada eticamente”, destaca.

Clique aqui para conferir a entrevista.