1. Home
  2. Notícias

1ª edição do Prêmio Clotilde encerra noite festiva com momentos inesquecíveis


Publicado em: 07/08/2019 17:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR

 


A solenidade de comemoração do Cinquentenário da Lei nº 5517/68 realizada na noite desta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa do Paraná, teve momentos inesquecíveis na entrega da 1ª edição do Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única.

Professora Clotilde, como é conhecida, formou inúmeras gerações de médicos veterinários; entre elas a de Felipe Wouk, que foi agraciado com o prêmio no Destaque Educação. “Essa é a maior honraria que recebo nos meus 42 anos de vida profissional e ela o é dessa forma, sobretudo, por levar o nome da querida professora Clotilde de Lourdes Branco Germiniani”, disse, emocionado. “Foi meu exemplo e minha inspiração como docente e educadora”, completou.

Instituída pela Resolução CRMV-PR nº 3/19 com o objetivo de homenagear médicos veterinários e instituições que tenham contribuído de forma distinta para a saúde animal, humana e ambiental, a premiação carrega o nome de Clotilde com a esperança de que sua trajetória de sucesso inspire a formação de novos profissionais tão competentes quanto humanos.

Foi dessa forma, colocando seu conhecimento técnico a serviço da sociedade, que o professor Italmar Navarro foi lembrado por todos aqueles que o indicaram para a homenagem. Como Destaque Pesquisador, Navarro descreveu o trabalho desenvolvido por sua equipe nos últimos 15 anos na Universidade Estadual de Londrina para controle da toxoplasmose em gestantes e bebês.

“Dar aula é fácil, pesquisar é fácil. Mas transformar o que você ensina e pesquisa em realidade é diferente. Nosso trabalho é resolver a dor e o sofrimento dos seres humanos. Isso é Saúde Única, quando você resolve um problema imediato e propõe um programa que possa prevenir essa doença na população”, disse, ressaltando que esse trabalho foi implementado em todos os municípios do Paraná e está sob análise do Ministério da Saúde para servir como base para todo o país.

A exemplo de Navarro e da UEL, o Centro de Controle de Zoonoses Dr. Dorival Jorge Junior, de Foz do Iguaçu, aplica a teoria na prática. Representada pelo médico veterinário Carlos Eduardo de Santi, a instituição escolhida para Destaque Políticas Públicas está há 20 anos trabalhando arduamente na vigilância e monitoramento de zoonoses.

“Gostaria de agradecer a indicação do CCZ por essa valorização. As instituições, principalmente as públicas, muitas vezes são massacradas. Carecem de investimentos, profissionais. Nós temos em Foz do Iguaçu três médicos veterinários e uma imensa capacidade de produção, não só de trabalho na ponta de campo, mas na produção de pesquisa e outras atividades”, afirmou Santi. Para comprovar a importância que o município dá ao seu Centro de Controle de Zoonoses, o secretário de saúde e vice-prefeito Nilton Bobato fez questão de comparecer à solenidade.

Na assistência técnica e extensão rural a atuação do médico veterinário também é fundamental para garantir a saúde da população. “O Estado do Paraná é um verdadeiro país produtor de proteínas animais que garante o abastecimento alimentar não somente dos 10 milhões de paranaenses e dos 200 milhões de brasileiros, mas em algumas cadeias produtivas, como a avicultura por exemplo, produz alimento para mais de 150 países”, afirmou Ronei Volpi, que recebeu o prêmio como Destaque Extensão.

Em seu discurso, Volpi ressaltou a importância da segurança alimentar ao afirmar que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), 85% das internações hospitalares no mundo têm origem nas infecções alimentares. “Cabe a nós grande parcela da responsabilidade da inocuidade de alimentos para o mundo”, disse.

Se teve um nome que foi tão exaltado quanto o de Clotilde nesta noite de comemoração, foi o de Natal Jataí de Camargo, vencedor do prêmio principal: Destaque ‘One Health’. Camargo preferiu não exercer o direito à fala, mas não foi necessário, todos fizeram questão de celebrá-lo.

“Professor, eu fui um daqueles que se dirigiu ao Conselho para indicar o seu nome para esse prêmio. O senhor, há cinquenta anos, já fazia Saúde Única com todos os seus conceitos, muito antes de esse conceito ser tão propalado. O senhor, eu posso dizer, é o pai da Saúde Única no nosso meio e no nosso país”, elogiou Felipe Wouk. Já Italmar Navarro o descreveu como “meu mestre. Me ensinou a transformar pesquisa em saúde única”.

Hélio Germiniani, esposo de Clotilde, se disse “muito feliz ao saber que esse prêmio foi ofertado com muita razão de ser ao Doutor Natal Jataí de Camargo”, o qual lembra de ter atendido em seu consultório de cardiologia por inúmeras vezes antes de o médico veterinário seguir em missões da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).

Para fechar a solenidade com chave de ouro, Hélio e Francisco, esposo e filho de Clotilde, receberam uma homenagem. “Este prêmio traz, a meu filho Francisco e a mim mesmo, uma grande alegria que não há dinheiro no mundo que possa pagar. Muito obrigado!”.

Galeria

Voltar
Top