1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Combate a doenças animais terá ação conjunta de governo e iniciativa privada


Publicado em: 02/04/2007 08:40 | Categoria: Geral

 



O diretor-executivo do Fundepec, Antonio Poloni, explicou que a intenção é criar um modelo operacional de sanidade, tendo a Secretaria da Agricultura e o Ministério como parceiros e comandando as ações de defesa sanitária, e a iniciativa privada, por meio do Fundepec, completando as ações e traçando metas para o cumprimento dos objetivos.

“Estamos propondo a criação de uma estrutura descentralizada, seminários de motivação para ressaltar a importância da questão sanitária, e cursos permanentes de qualificação e capacitação para técnicos, entre outras ações”, disse Poloni.

Na proposta para discussão do Programa de Sanidade Animal se destacam algumas ações com o objetivo de manter o Paraná livre de doenças animais. Ou seja, na área da bovinocultura obter o status de Estado livre de aftosa sem vacinação, até 2012; e dar continuidade ao Plano de Ação da Região Sul para erradicar a raiva dos bovinos.

Para a avicultura a meta é manter o Paraná livre da doença de Newcastle; aprovar a regionalização estadual da atividade para evitar prejuízos com a influenza aviária; e apoiar ações dos produtores e frigoríficos de abate e industrialização de frango nas instalações dos aviários, para evitar a entrada da gripe aviária.

Já para a suinocultura, além de manter o status de Estado livre da peste suína clássica, sem vacinação, o Fundepec apresenta como objetivo e meta erradicar a doença de Aujeszky, e intensificar a sorologia nas pequenas propriedades para eliminar esta doença.

“Em função dos prejuízos causados a todos os segmentos agroindustriais da pecuária paranaense, resultante da febre aftosa no Paraná, precisamos rever o modelo existente, definindo claramente as responsabilidades dos agentes responsáveis pela sanidade”, destacou Poloni.

De acordo com ele, o Fundepec quer recuperar e avançar rapidamente na obtenção de status de Estado livre de doenças animais e vegetais. Para isso, é importante essa parceria entre setor público e privado, proporcionando condições de agir rapidamente em situações de risco.

O secretário Valter Bianchini disse que a sanidade é compromisso de todos no Governo do Paraná. “Acreditamos que podemos avançar ainda mais nesta questão, principalmente agora que temos um paranaense à frente do Ministério da Agricultura. Estamos num bom momento e com a possibilidade de contar com o apoio do Governo Federal”, ressaltou. O secretário disse ainda que esta predisposição das entidades privadas caminharem juntas com o Governo é fundamental para a obtenção de bons resultados.

O Fundepec é formado por entidades da classe da agropecuária, tem convênio firmado com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento numa parceria que garante apoio institucional e financeiro para o desempenho das ações da Defesa Sanitária Animal e Vegetal da Secretaria. Também contribui para que haja maior agilidade, eficiência e efetividade no combate às doenças, objeto de campanhas sanitárias desenvolvidas pelo Estado.

Fonte: Governo do PR

Galeria

Voltar
Top