Stephanes nomeia assessor especial para a área animal

Publicado em: 30/03/2007 08:11 | Categoria: Geral

Daí a conclusão de que “não podemos ser irresponsáveis nessa área: reconquistar mercados é difícil e demorado”.

À tarde, Stephanes reconfirmou a prioridade, mas agora de forma concreta, ao anunciar o primeiro nome convidado para integrar sua equipe no Ministério: o do médico veterinário Newton Pohl Ribas, que assume na próxima segunda-feira o cargo de assessor especial para assuntos de Defesa Sanitária Animal.

Para políticos e meios de comunicação paranaenses, a indicação de Newton Ribas (foto abaixo) está sendo vista, apenas, como “a presença de mais um representante do Paraná no governo”. Mas para o criador (e não só o do Paraná), a designação tem um significado muito mais amplo, pois o novo assessor do MAPA já enfrentou pessoalmente os percalços da falta de condições (financeiras, humanas, materiais) para um trabalho eficiente de defesa sanitária animal.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1975) e com mestrado em Melhoramento Animal pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Newton Ribas ocupava (ainda como interino) o cargo de Secretário da Agricultura do Paraná quando, no segundo semestre de 2005, anunciou-se a (até hoje controversa) ocorrência de febre aftosa em rebanhos bovinos do Paraná.

Desde então, e até encerrar seu trabalho no governo do Paraná (inicio de 2007, quando transmitiu o cargo ao atual Secretário, Valter Bianchini), esteve profundamente envolvido com as questões da sanidade animal no Estado, inclusive as da avicultura. Aliás, há exatamente nove meses, no finalzinho de junho de 2006, ao lamentar o pedido de demissão de Roberto Rodrigues do Ministério da Agricultura, o então Secretário da Agricultura do Paraná também lamentava o fato de o Estado não vir recebendo recursos para os programas de defesa animal há três anos (vide “Paraná espera mais do próximo ministro da agricultura”).

Estando agora no governo, o novo assessor especial do MAPA deve dar à defesa sanitária animal mais que a atenção que merece, a atenção de que necessita e está carente há muito tempo.

Fonte: AviSite