Suinocultores e Estado buscam saídas para crise do setor

Publicado em: 30/03/2007 08:07 | Categoria: Geral

Bianchini se comprometeu em estudar a pauta de reivindicações apresentadas pelos suinocultores, que pedem o apoio da Secretaria para a interlocução junto aos governos federal e estadual.

O secretário antecipou que pretende dialogar com o Ministério da Agricultura para que a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) mantenha uma linha especial do Programa de Escoamento da Produção (PEP) para a suinocultura.

Outra alternativa bem recebida pelos suinocultores é a reativação das câmaras técnicas para solução de problemas ao longo da cadeia produtiva. “Vamos intensificar a metodologia das câmaras setoriais para a discussão técnica dos vários setores da agricultura familiar”, justificou.

De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Irineu Wessler, com a suspensão das exportações de carne suína em decorrência da febre aftosa no Paraná, está havendo uma superoferta de carne no mercado interno. Os preços caíram e principalmente os criadores independentes estão com dificuldades de colocação da produção nos canais de comercialização.

Wessler disse ao secretário que a situação entre os suinocultores é de desespero. Eles se encontram descapitalizados e endividados. Segundo o presidente da Associação, mesmo os suinocultores integrados vinculados à grande empresas também estão preocupados. “As grandes indústrias do Estado e do País promoveram campanhas de incentivo à criação, estimularam o financiamento de novas instalações para atender a demanda e agora estão rompendo os contratos porque perderam os contratos de exportação”.

O plantel de suínos no Paraná é de 4,6 milhões de cabeças e atividade é desenvolvida em cerca de 136 mil propriedades , sem a grande maioria em regime de economia familiar. O setor gera 217 mi empregos diretos e 298 mil empregos indiretos.

Fonte: Governo do PR