Médico veterinário, vacine-se contra a gripe: você está no grupo prioritário!

Publicado em: 21/05/2018 08:27 | Categoria: Geral

O CRMV-PR e o Sindivet-PR confirmaram nesta segunda-feira (21), junto à Secretaria de Estado da Saúde, o direito à vacina gratuita contra a gripe aos médicos veterinários do Paraná. Para se vacinar é necessário apresentar a carteira profissional do CRMV-PR nas Unidades de Saúde; a campanha segue até o dia 1º de junho.

“Esta é uma vitória da Saúde Única. É imprescindível que o médico veterinário tenha direito a esta vacina por ser um profissional que atua com interface nas esferas animal, humana e ambiental”, afirma o presidente do Conselho, Rodrigo Távora Mira.

Embora a medicina veterinária seja integrante do rol de profissões da área da saúde, nos últimos anos os veterinários encontraram dificuldades para se vacinar por haver uma distinção entre profissionais da área da saúde e profissionais do grupo prioritário. Neste ano, após mobilização das entidades, a SESA-PR entendeu a necessidade de imunizar a categoria.

“Foi uma luta longa, são três anos buscando o entendimento efetivo da Saúde Única, da qual o veterinário faz parte. É um grande avanço para a saúde do trabalhador médico veterinário e um exemplo para o Brasil. É um reconhecimento”, enaltece Cezar Amin Pasqualin, presidente do Sindicato.

A confirmação por parte da Secretaria da Saúde foi efetivada na sexta-feira, quando o secretário Antônio Carlos Nardi e o diretor-geral Sezifredo Paulo Alves Paz levaram a pauta para o Conselho de Saúde do Estado. Com a liberação, as Unidades de Saúde foram informadas via videoconferência da inclusão dos médicos veterinários na lista do grupo prioritário.

Vacina

A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.