1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Em 1500 dias I.A. têm mais de 4500 casos


Publicado em: 27/03/2007 08:28 | Categoria: Geral

 



A comunicação à OIE, pelos países-membros, da ocorrência da doença é questão relacionada não só à eficiência dos serviços sanitários animais de cada país, mas também à política interna desses países: notificar ou não notificar? – eis a questão, já que, por exemplo, um anúncio do gênero tira, de imediato, o país afetado (às vezes, parte dele) do comércio internacional de produtos avícolas.

É certo, por isso, que os números da OIE se encontram aquém da realidade, o que não afasta a constatação de que mais de meia centena de países registraram ou registram casos de Influenza Aviária do tipo H5N1, os mais recentes deles Arábia Saudita e Bangladesh.

Até agora, os países com maior numero de casos vêm sendo, pela ordem, o Vietnã (com 51% do total), Tailândia (23%), Indonésia (5%), Turquia (4%), Romênia (4%), Rússia (3%) e China (2%). Note-se, no entanto, que esses casos não têm relação direta com o número de vítimas humanas do H5N1 (oficialmente, conforme a OMS - Organização Mundial da Saúde,169 mortes em 11 diferentes países até a semana passada). Assim, o recorde de mortes continua sendo registrado pela Indonésia (63 vítimas fatais, 37% do total), vindo a seguir Vietnã (43), Tailândia (17) e China (14), o conjunto dos quatro respondendo por mais de 80% do total de mortos.

Fonte: AviSite

Galeria

Voltar
Top