1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Abraves discute uso de vacinas na suinocultura


Publicado em: 15/03/2007 08:20 | Categoria: Geral

 



A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a principal instituição apoiadora do congresso. O evento surgiu em 1985 e conseguiu, com o passar do tempo, assumir um papel de fórum privilegiado na divulgação das novidades científicas relacionadas com a veterinária de suínos. Outra função do congresso é atualizar os profissionais que atuam no diretamente com os suinocultores. “Pelo cálculo que fizemos, nas 12 edições anteriores do evento foram apresentadas em torno de 200 palestras. Essa carga de informação é muito importante para reciclar os veterinários que estão em contato direto com o produtor”, disse Paulo Silveira.

O simpósio pré-congresso está previsto para o dia 16 de outubro, durante o dia. A circovirose será a doença mais abordada pelos palestrantes convidados na parte da manhã. Eles apresentarão experiências de diferentes tipos de vacinação para fêmeas e leitões. À tarde, o programa do simpósio pré-congresso prevê discussões em torno de vacinas para controle de ileíte, erradicação de doenças com o uso de vacinas, programas de vacinação para diferentes sistemas de produção e critérios para adoção de vacinas autógenas (vacina preparada a partir dos organismos causadores da doença).

Já o congresso, que abre na noite do dia 16 de outubro, vai promover uma reflexão mais ampla sobre a suinocultura a partir do tema "Os desafios da produção de carne suína para um mercado globalizado”. Ele foi organizado na forma de palestras magistrais, painéis e simpósios temáticos. Vai contar ainda com o Espaço Empresarial, além da exposição simultânea de pôsteres e a inédita mostra de pôsteres eletrônicos. Um dos painéis mais interessantes é o de "Conhecimento e Tecnologia frente aos Desafios da Suinocultura". O painel reunirá quatro especialistas para discorrer sobre bem-estar animal e suas auditorias, meio ambiente, uso de antimicrobianos e regras internacionais de sanidade.

Paralelamente ao congresso, ocorrerão simpósios temáticos abordando temas como doenças respiratórias, doenças entéricas, manejo reprodutivo, inseminação artificial, nutrição de leitões, nutrição de matrizes, meio ambiente, sistemas de produção e relatos de campo. Toda a programação do 13º Congresso da Abraves está disponível na página eletrônica www.abraves.com.br. No mesmo endereço podem ser encontradas as regras para a apresentação de trabalhos científicos no evento.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Galeria

Voltar
Top