Congresso sul brasileiro discute controle de pragas e vetores

Publicado em: 26/05/2017 11:42 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

As Associações de Controladores de Pragas e Vetores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) no Teatro Positivo, em Curitiba, para a 9ª edição do SulPrag. Foram mais de 700 participantes reunidos para discutir a importância do combate às pragas e aos vetores no contexto da saúde única – prezando pela vida humana, animal e o meio ambiente.

Apoiador do congresso, o CRMV-PR esteve representado pela secretária-geral Itamara Farias, que destacou o importante papel dos médicos veterinários nesta área de atuação. “O Conselho se sente honrado em ser parceiro em um evento de tamanha importância. Nós representamos 12 mil profissionais que são essenciais para a saúde única e muitas vezes não têm esse reconhecimento”, afirmou.

O médico veterinário é tão importante que, não por coincidência, a presidente da Associação Paranaense de Controladores de Pragas e Vetores é uma médica veterinária. Maria do Horto Nagano, responsável pela organização desta edição do SulPrag, conta que “após muitos anos atuando na clínica de pequenos animais, vi muitos deles irem a óbito por causa de pragas e vetores. Desde então optei por fazer algo mais da profissão e entrar nessa luta”.

O público do congresso abrange empresas prestadoras de serviço, pesquisadores e indústrias. Além disso, o CREA-PR e o CRBio também participaram, mostrando que a integração profissional é o único modo de efetivamente colocar em prática a saúde única.

Para Ivana Belmonte, chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde e membro da comissão de saúde pública do CRMV-PR, as parcerias público-privadas são fator determinante no enfrentamento de questões relevantes para a saúde. “A Sesa tem sido pioneira neste quesito, participando de eventos e firmando parcerias. Saímos na dianteira na questão de controle de pragas”, disse.

Em dois dias do evento foram ministradas 10 palestras e oferecidos oito mini-cursos, abordando temas desde o manejo de pragas e vetores (formigas, ratos urbanos, aranhas e escorpiões, moscas e mosquitos) até zoonoses, legislação e empreendedorismo.