1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Purunã é a primeira raça genuinamente paranaense com reconhecimento do Mapa


Publicado em: 26/04/2017 15:32 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

 


A primeira raça de gado genuinamente paranaense foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quarta-feira, dia 26, em cerimônia no Palácio Iguaçu com a presença do governador Beto Richa. Após quatro décadas de pesquisa, a raça Purunã chega ao mercado nacional e internacional quebrando recordes: o composto genético das raças Caracu, Charolês, Canchim e Aberdeen Angus apresenta índices comparativos de produção e qualidade maiores que seus originários. O reconhecimento consta na Portaria nº 249, de novembro de 2016 do Mapa.

“Tudo o que foi planejado na criação do Purunã, que é atender ao desejo da indústria, produtores e consumidores, foi alcançado. Por isso brindamos hoje um sonho de 40 anos atrás, no qual a visão de futuro em criar uma raça com as características mais desejáveis na indústria da carne é agora realidade”, comemorou Piotre Laginski, presidente da Associação de Criadores de Purunã e conselheiro do CRMV-PR.

O superintendente do Mapa Alexandre Orio Bastos exaltou a importância da raça durante a entrega do certificado de reconhecimento. “O reconhecimento de uma raça bovina que alia o melhor da produção e da qualidade nos traz a garantia de ganho real com a abertura de novos mercados. É um passo importante para a agropecuária brasileira”, afirmou.

A raça Purunã foi desenvolvida na Fazenda Modelo do Iapar em Ponta Grossa, sendo a primeira do país a ser criada por um órgão estadual de pesquisa agropecuária. Desde o início o objetivo dos pesquisadores era desenvolver uma raça que se adaptasse ao clima do Estado e ao mesmo tempo possuísse as melhores características para a pecuária de corte: um animal rústico e tolerante ao calor; velocidade no ganho de peso e alto rendimento de carcaça; precocidade; temperamento dócil; excelente habilidade materna; elevada porcentagem de carnes nobres com pequena capa de gordura e carne macia.

O resultado, no entanto, ultrapassou as fronteiras do Estado e conquistou produtores de todo o Brasil; agora a raça é referência para o Paraná e o Brasil Central como raça exclusiva e indicada para qualquer região do país em cruzamentos com vacas Nelore.

“Este é o resultado do grande investimento que fizemos na pecuária moderna, procurando melhorar todos os índices zootécnicos do nosso gado”, resumiu o Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara. A cerimônia contou também com homenagens aos pesquisadores do Iapar e a presença de autoridades da agropecuária paranaense, deputados estaduais e diretores e conselheiros do CRMV-PR.


Voltar
Top