Fiscais agropecuários federais ameaçam entrar em greve

Publicado em: 07/03/2007 09:08 | Categoria: Geral

Já existe um indicativo de greve, mas a assembléia é que irá decidir como o movimento será desencadeado. No ano passado, nesta mesma época, os fiscais retomaram as negociações junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e não consumaram a greve anunciada para abril de 2006. Em 2005, última paralisação realizada pelos fiscais, a greve durou por cerca de três semanas no mês de novembro.

Este ano, a principal reivindicação dos fiscais é a aprovação do projeto de reestruturação de carreira e salário. Os fiscais reivindicam também a criação de uma escola de formação de fiscais federais agropecuários e a realização de concurso público para a contratação de novos profissionais.

A Anfa alega que o número de fiscais existentes no Brasil é pequeno para a realização de um trabalho eficiente. Os fiscais federais agropecuários atuam nas áreas de defesa e inspeção animal e vegetal, desempenhando função importante na liberação das exportações, já que são responsáveis pela inspeção, fiscalização, classificação e emissão de certificado para vendas ao exterior , atuando na cadeia de laticínios, no combate à sigatoka negra, ao bicudo do algodoeiro, à ferrugem asiática, influenza aviária e à febre aftosa, além da inspeção de carnes.

Fonte: MidiaMax