PR reclama de sanções à carne

Publicado em: 15/01/2007 08:22 | Categoria: Geral

A febre aftosa ainda continua gerando prejuízos ao Estado. Santa Catarina, que é o segundo maior mercado consumidor dentro do País, só aceita comprar carne desossada e ainda faz uma série de restrições. O Rio Grande do Sul não está comprando nenhum outro tipo de carne. Sem a retomada das exportações para Rússia, que consome 70% da carne suína do que sai do País, e para outros 55 países, a situação vem se complicando ainda mais. Só com as exportações o prejuízo é de R$ 640 milhões.

Suspensão - Além de o Ministério da Agricultura ter suspenso as restrições sanitárias, todas as análises sorólogicas feitas do rebanho paranaense deram resultado negativo para a doença. Mesmo assim, o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná (Sindicarnes-PR), Péricles Salazar, explica que o Estado fez várias tentativas para retomar a comercialização com os dois estados, mas até agora o resultados foram negativos. Ele explica que Santa Catarina tem até uma justificativa técnica, já que é considerado há 10 anos área livre de febre aftosa sem vacinação. “Embora eles ainda não tenham o certificado da Organização Internacional de Epizootias (OIE)”, comenta. Já o RS não tem nenhuma justificativa, uma vez que ambém é considerado área livre de febre aftosa com vacinação, mesmo caso do Paraná.

Fonte: Tribuna do Interior