1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Proteína extraída de cogumelo pode proteger frango da coccidiose


Publicado em: 11/01/2007 09:02 | Categoria: Geral

 


O estudo foi realizado em parceria com a Universidade da Coréia do Sul. Os pesquisadores injetaram lectinas (proteínas extraídas do Fomitella fraxinea, um cogumelo encontrado em árvores) em embriões de pintos com 18 dias de incubação, buscando, com isso, ativar precocemente o sistema imunológico das aves, ainda inativo. Após a eclosão, os pintinhos foram infectados com parasitas causadores da coccidiose.

A experiência demonstrou que o tratamento protegeu os frangos contra a perda de peso e outros sintomas associados à doença. Em outras palavras, a administração in ovo da lectina estimulou uma reação protetora.

O
termo lectina aplica-se a uma classe de proteínas que possuem a capacidade de aglutinar hemácias. A palavra lectin é derivada do latim “selecionar”. Descobertas há 100 anos nas plantas, sabe-se hoje que as lectinas estão presentes por toda a natureza. Na internet, por exemplo, há referências sobre um estudo realizado no Brasil pela Universidade de Pernambuco em torno de uma lectina com alto poder de combate a microorganismos como fungos e bactérias (“Descoberta proteína de planta nordestina com efeito antimicrobiano”). No estudo realizado pelo Laboratório de Doenças Parasitárias Animais do USDA, os pesquisadores tiveram o cuidado de utilizar uma lectina extraída de cogumelos encontrados com relativa facilidade na natureza, de forma a possibilitar a produção comercial em larga escala. No momento, o método desenvolvido é objeto de uma patente. Seus resultados estão descritos em recente edição da revista Poultry Science.

Fonte> AviSite

Galeria

Voltar
Top