Mapa aperta cerco contra adição de soro em leite

Publicado em: 21/12/2006 09:31 | Categoria: Geral

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Mapa, a norma substitui a IN nº 22, de 14 de abril de 2003, que estabelecia os padrões de análises dos produtos. De acordo com o fiscal agropecuário da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Paulo Humberto de Lima Araújo, a nova legislação aperfeiçoa as análises de caseinomacropeptídeos (CMP) que indicam a presença de soro no leite. "O soro do queijo é usado fraudulentamente. Depois da quebra das moléculas no processo de fermentação do queijo, o soro é adicionado ao leite. Isto não é permitido".

Com o aperfeiçoamento dos métodos analíticos será possível saber sobre a qualidade do leite comprado pelas indústrias. Araújo destacou também que a fraude pode gerar um processo administrativo e multas para as indústrias.

O uso do soro é permitido apenas em alguns produtos lácteos, mas não no leite puro. Fiscais do Mapa pretendem recomeçar em breve a coleta de amostras de leite nas indústrias para serem testadas pelos Lanagros, informou a assessoria de imprensa do Mapa.

A nova instrução normativa deverá ajudar no processo de medição de qualidade de laticínios. "Excluindo o uso do soro de queijo como fraude econômica, quantidades pequenas de CMP servem como um indicador da higienização no processamento de leite", explicou o fiscal.

Segundo notícia do Correio do Povo/RS, a indústria gaúcha aprovou a medida, que era uma antiga reivindicação do setor. Segundo o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Jones Raguzoni, a IN deve gerar reflexos também no aumento das exportações. "Essa transparência terá um valor fantástico na abertura de novos mercados", acredita.

Para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) a mudança privilegiará os produtores que primam pela qualidade. "É importante que se aplique regras para beneficiar quem realmente trabalha com o leite", declarou o secretário geral da federação, Elton Weber.

Fonte: MilkPoint