1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

SC fará identificação individual do rebanho bovino


Publicado em: 20/12/2006 08:32 | Categoria: Geral

 


De acordo com Sorgato, a identificação individual dos bovinos representa uma ferramenta para a implantação de uma estratégia sustentável e confiável de vigilância sanitária. A medida é mais uma das exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que Santa Catarina comprove sua excelência sanitária e esteja apta a receber o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação.

Além de impedir a introdução de enfermidades no rebanho, a identificação facilitará a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA), permitirá a atualização cadastral permanente das propriedades, a formação de um banco de dados e o controle visual da origem dos animais.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), executora do serviço de defesa sanitária no território catarinense, será a responsável pela operacionalização do processo de identificação animal.

Para a implantação deste sistema será necessário garantir a inviolabilidade dos identificadores para evitar a reutilização e garantir a unicidade dos animais, o brinco deverá durar toda a vida do animal e ter um custo economicamente viável tanto na implantação quanto na manutenção. As informações são da assessoria de imprensa dacomunicação da SAR.

Fonte: Agrolink

Galeria

Voltar
Top