1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Cai embargo russo à carne do Paraná


Publicado em: 13/12/2006 09:23 | Categoria: Geral

 


A nota acrescenta ainda que também ficam autorizados os fornecimentos desses produtos pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, onde havia a suspeita – confirmada apenas no segundo – de focos de febre aftosa, o que motivou a suspensão das importações por parte da Rússia e de outros países.

No ano passado, a Rússia decidiu embargar as exportações de carne suína, bovina e de aves, subprodutos, leite e lácteos, insumos, entre outros, dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Em outubro de 2005, a Rússia já havia anunciado o embargo à carne do Mato Grosso do Sul, quando foi detectado o primeiro foco de febre aftosa no país.

O embargo à importação de carne bovina e suína do Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amazonas foi suspenso em novembro do ano passado. Mas os outros estados ainda tinham problemas para exportar para a Rússia.

Só neste ano, após o envio de várias missões comerciais brasileiras à Rússia, a restrição aos produtos do Brasil foi caindo. Em outubro, São Paulo e Roraima já tinham a venda liberada. Depois disso, foram liberados os produtos do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Com a decisão de hoje, todos os estados ficam liberados para exportar produtos para a Rússia.

Parceiro

O Brasil é o principal parceiro comercial de Moscou na América Latina, e, em 2005, foi a origem de 2,4% do total das importações russas da região, e adquiriu 0,3% das exportações da Rússia, segundo fontes oficiais locais.

Para o setor alimentício russo, o Brasil é um parceiro-chave, origem de 82% do açúcar, 71% da carne de porco, 44% da carne bovina e 30% do café solúvel que a Rússia importou em 2005.

Fonte: Gazeta do Povo

Galeria

Voltar
Top