SRP integra ação para reconquistar mercado internacional de carnes

Publicado em: 11/12/2006 10:16 | Categoria: Geral

A meta do evento, que será realizado no Hotel Blue Tree Park, às 18 horas, é discutir o potencial comercial da indústria da carne após o restabelecimento do status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação.

Para o presidente da Rural, Alexandre Lopes Kireeff, será uma excelente oportunidade para o Paraná retomar as exportações e recuperar as perdas causadas pela crise da febre aftosa.

“Esse seminário é muito importante porque antecipará aos representantes dos países importadores informações sobre a nova condição sanitária do estado e todos os procedimentos para que isso fosse alcançado. É uma ação comercial e diplomática essencial que envolve a iniciativa privada, o poder executivo estadual e o Ministério de Relações Exteriores e, com certeza, vai contribuir com a retomada desses mercados”, destaca Kireeff.

Apenas de janeiro a setembro deste ano o Paraná exportou 8,5 mil toneladas de carne bovina, contra 31 mil toneladas em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2005, o faturamento chegou a U$ 67 milhões, e neste ano foram pouco mais de U$ 15 milhões.

“Para se ter uma idéia, no ano passado o faturamento representou 2,8% do que o Brasil exportou de carne bovina, e nesse ano ficamos apenas 0,6% do faturamento total. Precisamos reverter essa situação e voltar a exportar como nos anos anteriores, ou mesmo superar esses índices”, explicou o diretor do Sindicarne, Gustavo Fanaya.

A organização convidou embaixadores dos países compradores de carne do Paraná, senadores, deputados federais integrantes da Comissão de Agricultura, e representantes dos Ministérios da Agricultura e das Relações Internacionais.

“Trata-se de um ato de reaproximação dos países compradores de carne. Precisamos mostrar que o Paraná tem condições de continuar exportando carne de qualidade nas mesmas condições que exportava antes do embargo”, esclareceu o secretário de Estado da Agricultura, Newton Pohl Ribas.

O presidente do Sindicarne-PR, Péricles Pessoa Salazar, afirmou que o Paraná está cumprindo seu papel comercial no intuito de retomar as exportações.

Foi em 19 de outubro que o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes, anunciou a liberação das áreas que se encontravam com restrições, por causa da febre aftosa, no Paraná. No dia 6 de novembro foi publicada em Diário Oficial a Instrução Normativa 61/06 do Ministério da Agricultura suspendendo as restrições impostas às sete propriedades decretadas como foco de febre aftosa no Paraná.

A exportação de carne suína também sofreu com o embargo. As vendas caíram 77%, e o faturamento despencou de U$ 145 milhões para U$ 33 milhões. “Pretendemos mobilizar os embaixadores, mostrar nossos produtos, e provar que no Paraná superou a crise e está pronto para voltara a fornecer carne de qualidade para o mundo”, destacou Newton Ribas.

Entre as entidades que participam da ação estão o Governo do Estado do Paraná, através da Seab, o Sindicarne-PR e o Escritório Regional de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar). O seminário conta ainda com o apoio da Associação Nacional dos Produtores de Bovinos de Corte e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte: SRP