UFPR terá mais 1,2 mil vagas

Publicado em: 11/06/2008 09:37 | Categoria: Geral

Mais da metade das novas vagas (645) será destinada a 12 cursos superiores de tecnologia inéditos na instituição. “O curso superior de tecnologia é mais direcionado para as necessidades imediatas do mercado de trabalho e apresenta uma duração menor que a das graduações tradicionais. Em Curitiba, os tecnólogos serão ofertados pela Escola Técnica da UFPR”, explica a pró-reitora de Graduação da Federal, Rosana Albuquerque de Sá Brito. Entre os cursos superiores de tecnologia que serão abertos pela UFPR estão o de Construção de Instrumentos Musicais (Curitiba), Aqüicultura (Palotina e Pontal do Paraná) e Biocombustíveis (Palotina).

A UFPR também irá ofertar algumas graduações em novos horários. O curso de Arquitetura e Urbanismo, que hoje funciona em período integral, ganhará uma nova turma com aulas apenas à tarde. Também serão criadas turmas noturnas nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Mecânica, Química e História. Os quatro primeiros são ofertados hoje apenas em turno integral, com aulas de manhã e à tarde. Já a graduação em História é oferecida somente no período vespertino. “O estudante que trabalha durante o dia precisava recorrer aos vestibulares de instituições particulares, onde normalmente são oferecidas mais vagas noturnas. Agora, poderá estudar na Federal”, afirma Paulo Yamamoto, coordenador-geral do Reuni na UFPR e pró-reitor de Orçamento e Finanças.

De acordo com Yamamoto, por meio do Reuni, mais de R$ 20 milhões serão repassados pelo governo federal à UFPR somente neste ano. Os recursos serão aplicados na contratação de professores e servidores técnico-administrativos, na criação e manutenção de bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação, no custeio de despesas básicas (água, luz, telefone), na compra de equipamentos e em obras de infra-estrutura.

“Precisamos construir mais salas para receber adequadamente os novos alunos. Ainda não definimos onde funcionarão os novos blocos didáticos, mas pretendemos ampliar a área da universidade em 20 mil metros quadrados”, calcula o coordenador do Reuni. Ele lembra que somente o prédio da extinta Rede Rodoferroviária Federal (RFFSA), incorporado pela UFPR no início deste ano, apresenta 14 mil metros quadrados de área construída.

Segundo Yamamoto, a contratação de novos docentes depende da aprovação de um projeto de lei que prevê a criação de 16 mil novas vagas para professores de ensino superior. “O projeto já foi aprovado pela Câmara e está em tramitação no Senado.”

Deficientes

Além da reserva de 20% para cotistas raciais e 20% para cotistas sociais, a partir do próximo vestibular a UFPR terá uma vaga extra em cada curso para deficientes físicos. Os portadores de necessidades especiais devem comunicar a universidade no momento da inscrição e precisam optar por uma das três categorias do processo seletivo: cotas sociais, raciais ou concorrência geral. “Se não forem aprovados na categoria escolhida, esses candidatos poderão concorrer às vagas para deficientes físicos. O deficiente que obtiver a primeira colocação no curso será chamado”, explica a pró-reitora de graduação da Federal, Rosana Albuquerque de Sá Brito.

Fonte: Gazeta do Povo