SC reabre mercado para carne com osso do PR

Publicado em: 30/05/2008 09:36 | Categoria: Geral

A solicitação oficial foi encaminhada pelo Departamento de Fiscalização (Defis) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) ao serviço de Defesa Agropecuária de Santa Catarina, na última quarta-feira, depois que o Paraná foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, no início da semana.

O comércio de carnes com osso do Paraná para Santa Catarina foi suspenso em outubro de 2005, após a suspeita de febre aftosa no rebanho paranaense. Desde então, o estado catarinense liberava apenas o trânsito de carne desossada e maturada. A partir de hoje, fica permitido o comércio de miúdos in natura e carne fresca, com ou sem osso, de ovinos, caprinos e suínos. “Só não podem entrar animais vivos porque Santa Catarina é área livre da aftosa sem vacinação”, explica o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, Roni Barbosa.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Carne do Paraná (Sindicarnes), Péricles Salazar, em 2004, antes da aftosa, cerca de 7% da carne produzida no Paraná tinha como destino o estado vizinho. Na época, Santa Catarina era o terceiro maior centro consumidor do produto paranaense, atrás de Rio de Janeiro e São Paulo.

“A retomada total do intercâmbio comercial de carne entre os estados beneficiará os setores produtivos, industrial e comercial de ambos”, afirma o diretor do Defis, Silmar Bürer. Outro benefício decorrente da abertura das fronteiras será o pleno restabelecimento do trânsito de suínos de alta genética, comum entre os dois estados, sem a necessidade de provas sorológicas negativas para febre aftosa.

Outros procedimentos que podem ser adotados após o Paraná ter reconquistado o status de área livre de febre aftosa com vacinação serão discutidos entre os estados do Circuito Pecuário Centro Oeste durante reunião do Fórum Nacional das Entidades Executoras de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que acontece nos dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte
(MG).