Agroindústria processará leite da região

Publicado em: 19/03/2008 09:58 | Categoria: Geral

A iniciativa une os municípios de São Jorge do Patrocínio, Francisco Alves, Cafezal do Sul, Iporã, Xambrê, Pérola e Esperança Nova, que pertencem ao Consad Entre Rios (Conselho de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social). O projeto também tem a participação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), através do núcleo regional de Umuarama.

O prefeito Cláudio Palozi, de São Jorge, explica que o projeto é composto de uma mini-usina de leite (laticínio) e de estrutura para silagem. “Todos os produtores destes municípios que aderirem ao programa terão maior rentabilidade na entrega da produção. O leite da região será tratado, empacotado e comercializado para atacadistas e diretamente ao consumidor”, afirmou.

O projeto recebeu R$ 280 mil em recursos do governo federal, enquanto o município entrou com uma contrapartida de R$ 9 mil, para a aquisição de equipamentos. Por ser sede para implantação do laticínio, São Jorge do Patrocínio fará um investimento maior – de R$ 300 mil, em recursos próprios – para a construção de barracões, lagoas de tratamentos de efluentes, poço artesiano, vias de acesso e instalações elétrica e hidráulica.

Como estão bem adiantadas, as obras do complexo industrial serão entregues nos próximos dias, embora a data ainda não tenha sido definida.

Plano territorial

O prefeito Palozi disse que uma política de desenvolvimento territorial, convertida no Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e desdobrada em planos de ação específicos, poderá promover a transformação que espera para a emancipação social e sustentável na agricultura familiar.

“Cremos que o território já possui embasamento teórico e prático acumulado para visualizar sua estratégia de desenvolvimento, e tem opções estratégicas definidas que possibilitam caminhar para reverter o quadro negativo da região”, completou Palozi. Segundo ele, esse projeto é uma estratégia para o desenvolvimento a partir da organização política, social e econômica da comunidade, em parceira com o poder público.

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrada