Sadia abre na Rússia sua primeira fábrica no exterior

Publicado em: 03/12/2007 11:05 | Categoria: Geral

Fechada a outras nações até 1992, a cidade próxima ao Mar Báltico foi escolhida por algumas razões estratégicas. Espécie de zona franca e único porto russo que não congela durante o inverno, Kaliningrado isenta as empresas de imposto de importação de matérias-primas, desde que um mínimo de 30% do valor do produto seja fabricado no país. Esses impostos equivalem a 4% a 5% do preço final dos itens.

Com a abertura da fábrica, a Sadia também fica fora das cotas de importação adotadas pela Rússia. Se houver novamente um bloqueio a carnes brasileiras, suspenso recentemente, a empresa também contará com a posição estratégica, que garantirá acesso ao mercado responsável por 21% dos US$ 2,2 bilhões que exporta ao ano.

A Sadia detém 60% da sociedade com a Miratorg, distribuidora dos produtos da marca na região há mais de dez anos. Além do parceiro especializado em logística, a empresa também tem como uma espécie de avalista da nova fábrica a operação do McDonald’s na Rússia, uma das que mais crescem no mundo e cujas vendas aumentaram 30% em 2007. A Sadia se tornará fornecedora exclusiva dos produtos processados de frango para a rede na Rússia e nas ex-Repúblicas Soviéticas. Com isso, 25% da produção da nova fábrica irá para o abastecimento do McDonald’s.

“Já tínhamos forte presença em Moscou e São Petersburgo, mas o fato de sermos fornecedores mundiais do McDonald’s e de termos uma linha dedicada exclusivamente a eles foi fator preponderante para a decisão de investimento’’, diz Gilberto Tomazoni, presidente da Sadia.

Fonte: Gazeta do Povo