Médicos-Veterinários
Plano de Saúde Animal é o primeiro tema do projeto "Escuta CRMV-PR"
No dia 8 de agosto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) realizou o primeiro encontro do projeto “Escuta CRMV-PR”, em Curitiba. Com o objetivo de fortalecer a cultura do diálogo e da escuta ativa, o evento reuniu médicos-veterinários para debater sobre o plano de saúde animal.
O evento contou também com a presença do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet) e da Academia Paranaense de Medicina Veterinária (ACAPAMEVE).
A conversa teve início com as boas-vindas do presidente do CRMV-PR, que destacou a motivação para a criação do projeto:
“Entendemos que, mais do que falar aos profissionais, é fundamental ouvi-los, promover o diálogo e discutir temas relevantes para médicos-veterinários e zootecnistas. Nosso objetivo é garantir que esses profissionais tenham voz e sejam devidamente ouvidos e levar essas contribuições ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV),” explica Sasaki.
Durante o encontro, os participantes compartilharam suas experiências e preocupações em relação aos planos de saúde animal. Um dos destaques foi a necessidade de aumentar o repasse financeiro para alcançar faturamento justo.
Ao longo da conversa, também foi abordado o papel do CRMV-PR nesse contexto. “Os planos de saúde animal devem estar registrados nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). No entanto, ainda não existem normativas específicas que regulem esse tipo de serviço, uma vez que se trata de uma relação de natureza comercial entre as partes envolvidas”, esclarece Sasaki.
Por fim, os profissionais deixaram claro que não são contrários à existência dos planos de saúde animal. No entanto, enfatizaram a importância de que esses modelos valorizem adequadamente o trabalho dos médicos-veterinários e das clínicas, garantindo condições justas de remuneração e sustentabilidade financeira.
A discussão reforçou a necessidade de construir soluções equilibradas, que beneficiem tanto os responsáveis quanto os profissionais, promovendo uma Medicina Veterinária mais ética, acessível e valorizada. O CRMV-PR seguirá atento a essas demandas, fortalecendo o diálogo com a categoria e buscando encaminhamentos junto às instâncias competentes.