3. Serviços
Serviços

Fique por dentro: Nova resolução traz atualizações sobre Controle Populacional de Cães e Gatos

Publicado em: 09/04/2024 13:43 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Serviços

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) divulgou a Resolução nº 1.596 de 2024, que redefine e expande as normas relacionadas a programas, campanhas e mutirões de esterilização cirúrgica de caninos e felinos. Essa resolução substitui a anterior, Resolução nº 962 de 2010.

Principais atualizações:

O projeto deve ser elaborado pelo Responsável Técnico e estar disponível à fiscalização, quando solicitado. Não é mais necessária sua submissão ao CRMV-PR para aprovação antes do início das atividades.

• A data e o local devem constar explicitamente na ART.
  • Introdução de definições claras para programas, campanhas e mutirões, ampliando o escopo de ação.
  • Detalhamento das responsabilidades técnicas, enfatizando a infraestrutura, segurança, gestão de resíduos e a qualidade dos procedimentos cirúrgicos.
  • Proibição expressa da castração química como método de controle populacional.
  • Requisitos rigorosos para planejamento, execução e relatórios, garantindo a eficácia e segurança dos procedimentos.

Clique aqui para ler a Resolução completa!