3. Saúde Única
Saúde Única

Atualização sobre a vacinação de médicos-veterinários no Estado do Paraná

Publicado em: 11/02/2021 19:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

Por decisão da prefeitura de Curitiba, considerando a escassez de vacina, a imunização dos profissionais autônomos de saúde no município permanece suspensa até que o Ministério da Saúde defina novos critérios para o Plano Nacional de Imunização, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Posicionamento do CRMV-PR

Na reunião da última terça-feira (09) com os conselhos profissionais da saúde e o Ministério Público do Paraná (MP-PR), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU), e as Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e de Curitiba, o Fórum dos Conselhos Profissionais da Saúde do Paraná (FCRAS-PR) defendeu o estabelecimento de critérios objetivos e a retomada imediata da vacinação, ainda que escalonada, dos profissionais da saúde.

Demais municípios

A Secretaria de Estado da Saúde repassou aos municípios a gestão do plano de vacinação. Desta forma, o CRMV-PR encaminhou ofício aos secretários municipais da saúde nesta quinta-feira (10) contendo informações para subsidiar a liberação da vacina para médicos-veterinários o mais breve possível.

Entre os argumentos defendidos destaca-se a atuação de profissionais em equipes de atenção básica à saúde, na pesquisa (incluindo com coletas de amostras a campo e o desenvolvimento de vacinas e soros hiperimunes), e em áreas de vigilância, inspeção e controle nos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e empresas privadas.

O CRMV-PR também renovou sua disponibilidade de colaboração no envio dos dados cadastrais necessários para a inclusão dos médicos-veterinários nas listas de vacinação dos municípios.