1. Home
  2. Notícias
  3. Saúde Única
Saúde Única

Nota da Comissão de Saúde Única a respeito da Covid-19


Publicado em: 27/03/2020 15:12 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Saúde Única

 


O cenário do primeiro semestre de 2020, em meio à pandemia pelo Betacoronavírus SARS-CoV2 (novo coronavírus), que causa a doença COVID-19, ressalta a importância de uma gestão interligada entre os agentes promotores de saúde humana, animal e ambiental, atualmente conceituada como “One Health – Saúde Única”. Este novo olhar que abrange a saúde de maneira integrada remete à necessidade de práticas profissionais colaborativas entre setores e instituições, com um só objetivo: resolver de maneira mais rápida e mais eficiente os problemas que acometem a saúde e o bem-estar da sociedade como um todo.

Deste modo, nós médicos veterinários, profissionais de Saúde Única, reconhecidos por organismos internacionais – como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) - , órgãos públicos, conselho de classe profissional e sociedade, devemos garantir a segurança sanitária da sociedade mediante o controle de zoonoses, o monitoramento e o tratamento da saúde dos animais, prestar assistência técnica e sanitária em todos os momentos da produção animal e inspecionar os produtos de origem animal garantindo a alimentação da população com segurança.

Diferentes coronavírus
Coronavírus são vírus envelopados identificados na década de 60, divididos em quatro grupos: alpha, beta, gamma e delta. Sendo os alpha e beta coronavírus capazes de infectar mamíferos. Como a estrutura do envelope destes vírus é lipídica, é fácil de ser destruída pela ação de agentes saponificantes (sabão) que inativam os vírus. Por isso que, o simples fato de lavar as mãos com água e sabão, torna-se uma medida extremamente eficiente para a prevenção de doenças relacionadas a eles.

Atualmente são conhecidos 7 coronavírus que infectam os seres humanos, sendo eles: HCoV-229-E, HCoV-NL63, HCoV-OC43, HCoV-HKU1, SARS-CoV 1, MERS-CoV e SARS-CoV 2 (COVID-19). Os quatro primeiros são conhecidos por levarem uma apresentação clínica branda, com sinais de uma síndrome gripal, entretanto os três últimos têm apresentado grande impacto na saúde global, por terem uma apresentação de síndrome respiratória aguda grave.

A maioria dos coronavírus que afetam humanos, segundo estudos genéticos, tiveram origem em morcegos, sendo reservatório no ciclo epidemiológico. Geralmente, estes passam por um hospedeiro intermediário antes de adquirir capacidade de infectar o homem.

Vale ressaltar que o alerta sobre a possibilidade de termos emergência ou reemergência de epidemias causadas por coronavírus não é novo, pois pesquisas realizadas no início dos anos 2000 alertavam sobre a possibilidade de coronavírus vir a se tornar um problema de saúde pública (Cheng et al., 2007). Esta mesma pesquisa realizada em Hong Kong, mencionava os possíveis hospedeiros intermediários que poderiam estar relacionados a estas possíveis epidemias.


Atenção a "Fake News"

Vacina polivalente veterinária para cães não funciona em seres humanos!

Esclarecendo algumas “Fake News” (notícias falsas) que circulam nas mídias sociais, o CCoV não possui capacidade de infectar o homem. Portanto, não possui nenhuma relação e nenhuma indicação do uso de vacinas polivalentes veterinárias para cães, serem usadas em seres humanos.

Vale a pena ressaltar que ainda que não há vacinas disponíveis para prevenção de COVID-19!

Como evitar a transmissão e o contágio de COVID-19

Baseado nas experiências de outros países que obtiveram sucesso no controle da evolução da COVID-19, as medidas de prevenção mais eficazes são:

- isolamento social, diminuindo as chances de exposição dos grupos de risco ao vírus;
- lavagem de mãos com água e sabão de forma constante;
- evitar levar as mãos ao rosto;
- cobrir a boca com o antebraço sempre que tossir ou espirrar;
- manter os ambientes ventilados;
- evitar aglomerações.

É de extrema importância se informar e buscar fontes de informações confiáveis ou os profissionais da saúde para evitar confusões, alarmes e pânico. Assim, firmando o seu compromisso com a Sociedade, sempre com a abordagem de Saúde Única, a CESU-CRMV-PR está comprometida a informar a população com as atualizações da pandemia de COVID-19.


Comissão Estadual de Saúde Única do Paraná (CESU)

E-mail: saude.unica@crmv-pr.org.br
Site: https://www.crmv-pr.org.br

Membros da CESU:
Claudia Turra Pimpão (Presidente), Emanuelle Pouzato, Javier Burchard, Jéssica Kayamori Lopes, Mariana Filippi Ricciardi, Vivien Midori Morikawa, Weslem Garcia Suhett, Walfrido Kühl Svoboda.


Referências:

Vincent C. C. Cheng, Susanna K. P. Lau, Patrick C. Y. Woo, Kwok Yung Yuen. Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus as an Agent of Emerging and Reemerging Infection. Clinical Microbiology Reviews Oct 2007, 20 (4) 660-694; DOI: 10.1128/CMR.00023-07. Acessado em 26/03/2020: https://cmr.asm.org/content/20/4/660

Informações:

Organização Mundial da Saúde (OMS)
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
http://www.fao.org/2019-ncov/q-and-a/en/
http://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/noticias/ver/pt/c/1267030/

Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)
https://www.oie.int/en/scientific-expertise/specific-information-and-recommendations/questions-and-answers-on-2019novel-coronavirus/

Ministério da Saúde (MS)
https://coronavirus.saude.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
http://enagro.agricultura.gov.br/noticias/orientacoes-sobre-o-covid-19-coronavirus

Ministério do Meio Ambiente (MMA)
https://www.mma.gov.br/informma/item/15735-parques-nacionais-fechados-e-demais-unidades-de-conservação-federais.html

Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR)
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3506

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR):
http://www.adapar.pr.gov.br/2020/03/619/Adapar-repassa-material-para-colaborar-com-testes-de-Covid-19.html
http://www.adapar.pr.gov.br/2020/03/613/Comite-vai-monitorar-impactos-do-coronavirusna-agropecuaria.html

Secretaria do Desenvolvimento, Sustentabilidade e Turismo do Paraná
http://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Quarentena-aumenta-volume-de-lixo-e-exige-cuidado-com-descarte

Agência de Notícias do Paraná
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106328

Paraná Inteligência Artificial (PIA)
https://www.pia.pr.gov.br/servicos/Saude/Sistema-de-Saude/Acessar-informacoes-sobre-o-coronavirus-Covid-19-GPoyp6rQ

Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
http://portal.cfmv.gov.br/site/pagina/index/artigo/250/secao/6

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR):
https://www.crmv-pr.org.br/noticiasView/?id=5675

Outras agências:

ANSES:
https://www.anses.fr/en/content/covid-19-cannot-be-transmitted-either-farm-animals-or-domestic-animals-0


Voltar
Top