CRMV-PR e seus homenageados em noite especial

Publicado em: 10/09/2019 14:10 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

O 9 de setembro deste ano foi marcado por uma importante celebração do Dia do Médico Veterinário junto à sociedade paranaense em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, mas teve um significado ainda mais especial para os homenageados da noite.

Encarregado de eleger dois profissionais para receberem a honraria, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) escolheu, dentre tantos médicos veterinários merecedores, os nomes de Luiz Paulo Rigolon e Antônio Roberto Fiani Bacila.

“São profissionais do maior quilate, com extraordinária contribuição para a medicina veterinária, zootecnia e sociedade paranaense”, exalta o presidente Rodrigo Távora Mira, que fez a entrega do diploma durante a cerimônia.

Luiz Paulo Rigolon
Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980, Rigolon dedica sua carreira ao estudo, pesquisa e ensino na área de biotecnologia da reprodução animal como professor assistente do departamento de zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“É uma emoção muito grande após 39 anos de profissão receber uma homenagem pelo reconhecimento profissional que você teve nesse período. Fico muito emocionado e às vezes chega até a escorrer lágrimas”, diz, emocionado.

Antonio Roberto Fiani Bacila
Para Bacila, a homenagem representa “o coroamento de anos no exercício da profissão de médico veterinário”. Atuando desde 1974, ele seguiu seu sonho e hoje é fundador e diretor presidente de um laboratório veterinário.

A carreira como empresário é inspiração para a nova geração de novos profissionais. “É necessário acreditar no sonho, seja o que for. O mais importante é acreditar naquilo que faz”, afirma. “Principalmente aos novos veterinários eu digo: vocês podem muito mais do que apenas dar injeções”, completa.

Nilva Maria Freres Mascarenhas
A vice-presidente do CRMV-PR, Nilva Mascarenhas, foi outra grande homenageada da noite. Escolhida como destaque pela Associação de Clínicos de Pequenos Animais (Anclivepa-PR), Nilva se sente honrada com a lembrança. “Fico muito feliz. É uma hora muito grande receber essa homenagem após 42 anos de dedicação à clínica e cirurgia de pequenos animais”.

Presente para acompanhar a sessão solene do Dia do Médico Veterinário, ela destaca a importância de contar com a presença de autoridades e colegas. “Uma celebração como essa mostra para a sociedade a importância da medicina veterinária, que está junto com a medicina humana e outras profissões da saúde na batalha pela qualidade de vida”.