1. Home
  2. Notícias
  3. Fiscalização
Fiscalização

CRMV-PR destaca as cinco liberdades dos animais para garantir o bem-estar


Publicado em: 16/08/2019 15:57 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Fiscalização

 


Nesta semana a Polícia Civil intensificou as fiscalizações em canis comerciais clandestinos e irregulares em Curitiba e Região Metropolitana, reascendendo o debate sobre maus-tratos a animais. A médica veterinária e fiscal do CRMV-PR, Nara Cristina Silva, concedeu, na quinta-feira (15), entrevista à RICTV para explicar a atuação do Conselho nas fiscalizações e os cuidados necessários para garantir o bem-estar animal.

No programa Balanço Geral, Nara destacou que maus-tratos se caracteriza, também, quando não há assistência técnica e sanitária adequada de médico veterinário aos animais. “Para caracterizar os maus-tratos é preciso analisar todo o contexto em que eles estão inseridos. Fazemos uma verificação do local, das condições e das instalações com base nas cinco liberdades dos animais: eles devem estar livres de fome e sede, desconforto, dor e doenças, de estresse, e livres para expressarem seus comportamentos naturais”.

Os animais recolhidos são encaminhados para lares temporários até encontrarem um tutor definitivo para recebe-los. No momento da adoção, Nara ressalta a importância de realizar uma campanha de educação sobre guarda responsável. “Desses animais doados, é importante ter um acompanhamento, porque, muitas vezes, as pessoas adotam um animal e abandonam. Tem que ter uma conscientização sobre a guarda responsável”, finaliza.

A fiscal orienta que as denúncias podem ser feitas aos órgãos ambientais ou pelo site do CRMV-PR (www.crmv-pr.org.br).

Confira a entrevista:


Voltar
Top