1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Pesquisa aponta resíduo de antibióticos em leite cru coletado em quatro Estados


Publicado em: 01/11/2007 10:31 | Categoria: Geral

 


Nas 63 amostras de Londrina (PR), 13 (20,6%) tinham resíduos. Nas 48 de Viçosa (MG), quatro (8,5%). Nas 50 de Botucatu (SP), quatro (8%). Nas 50 de Pelotas (RS), três (6%). O Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal da UEL não acompanhou para quais cooperativas locais as amostras colhidas foram encaminhadas.

"Não há nenhum processo [fermentação, refrigeração, pasteurização] que retire o antibiótico. Nas cooperativas, a concentração de antibióticos cai muito porque o leite com resíduos é misturado com outros", disse Vanerli Beloti, coordenadora do laboratório. "O leite mais perigoso é o do mercado informal, porque não há diluição." O leite cru é consumido por 25% da população, segundo o IBGE.

Os antibióticos são usados, principalmente, no tratamento de mastites (inflamação nas glândulas mamárias). Nas pessoas, podem causar reações alérgicas e bloquear a ação de outros antibióticos em tratamentos médicos. Instrução normativa do Ministério da Agricultura que entrou em vigor em 2005 determinou realização de análise periódica de antibióticos no leite.


Fonte: Folha Online

Galeria

Voltar
Top