1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Indústria contesta análise do leite


Publicado em: 31/10/2007 09:08 | Categoria: Geral

 


O conselheiro cobrou da União uma posição oficial sobre as investigações que envolvem as cooperativas fornecedoras da Parmalat. Elias, que esteve acompanhado de dois assessores, argumentou que há muita desinformação e que o governo precisa agir com clareza no processo e nas informações sobre a fiscalização realizada pelo Mapa. Segundo Stephanes, o temor das beneficiadoras é normal, pois há "pânico" no mercado. Ele disse ao empresário que os desvios foram sanados, mas não descartou que uma eventual queda no consumo do alimento possa reduzir os preços pagos ao produtor. A área técnica do Mapa informou que está atenta às oscilações de preço, mas que a adoção de políticas adicionais de apoio é desnecessária no momento.

Ontem também, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para apurar falhas no sistema de fiscalização e verificar possíveis fraudes nas regiões de Uberaba e Passos (MG). O MPF quer saber quantas amostras foram coletadas em 2007, quantos exames indicaram adulteração e quais as providências tomadas pelo Departamento de Produção Animal do Mapa.

No Rio Grande do Sul, três equipes da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prosseguiram, na manhã de ontem, com a coleta de amostras de leite UHT integral, em supermercados e estabelecimentos comerciais. Durante a inspeção realizada no bairro Restinga, os agentes da SMS receberam a reclamação de um morador que apresentou um leite sem data de fabricação e validade. O denunciante não revelou qual a procedência do produto, apenas que foi doado a uma creche. 

De acordo com o chefe-adjunto da equipe de Vigilância de Alimentos da SMS, Marcelo Vallandro, o caso será analisado. "Vamos encaminhar um ofício para o Mapa solicitando análise do produto", disse. A SMS está tomando todas as providências para evitar problemas de qualidade do leite. A equipe vai continuar o monitoramento para fins de análise fiscal do Lacen.

Fonte: Correio do Povo

Galeria

Voltar
Top