Anvisa descarta risco iminente do leite a consumidor

Publicado em: 29/10/2007 10:56 | Categoria: Geral

Segundo ela, os laudos laboratoriais mostraram que lotes de leite tipo longa-vida comercializados pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário continham teor de gordura diferente dos informados nos rótulos. Outra desconformidade em relação aos padrões de identidade e qualidade definidos pelo Ministério da Agricultura é o nível de acidez e alcalinidade do produto. Este último item pode significar, segundo ela, a mistura de produtos químicos no leite.

A Anvisa divulgou uma lista dos lotes interditados. Os estoques de leite, cujos lotes foram interditados, não poderão ser comercializados, comentou a diretora ao lembrar que a Anvisa é responsável por fiscalizar o produto final comercializado e que os outros segmentos, ou seja, de produção, são de responsabilidade do Ministério da Agricultura. Ela afirmou que a interdição é cautelar e lembrou que a soda cáustica é um produto usado na limpeza dos equipamentos.

A diretora afirmou que os resultados dos testes que indicarão a existência da mistura de soda cáustica ou água oxigenada no leite deverão sair em quinze dias e não em uma semana, como foi informado na quinta-feira em Belo Horizonte.
Maria Cecília disse que se os testes comprovarem que houve irregularidades, a Anvisa poderá adotar os seguintes procedimentos: interdição do produto e do estabelecimento e multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Estas punições poderão ser aplicadas às empresas que vendem o produto e não aos produtores e cooperativas. Ela lembrou ainda que as empresas que estão sendo investigadas poderão recorrer da decisão e o processo todo pode levar de 45 a 90 dias para ser concluído.
A diretora da Anvisa disse também que as pessoas que têm leite-longa vida dessas marcas em casa não devem consumir o produto. Para aquelas pessoas que consumiram leite dos lotes identificados, a Anvisa recomenda atenção a qualquer sintoma inesperado, entre eles pequenas intoxicações, náuseas e vômitos.

Fonte: Correio do Estado