1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Desgastado, Roberto Rodrigues deixa Ministério


Publicado em: 29/06/2006 09:32 | Categoria: Geral

 



''Há uma crise profundíssima, e o governo tem seus instrumentos. Mas muitos temas transcendem a agricultura'', disse o ministro, ao comentar que existem questões que dependem de ''medidas macroeconômicas''. Como essas discussões, segundo ele, estariam num nível técnico, sua participação não seria mais necessária. Ele negou que o seu pedido de demissão esteja relacionado a problemas de saúde em sua família, conforme chegou a informar mais cedo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e explicou que a doença de sua mulher, mencionada na imprensa ontem, já existia quando ele assumiu o ministério, no início do governo Lula, em 2003.

Apesar de ter negado também haver influência política ou eleitoral na sua decisão, o ministro deixou claro que qualquer medida estruturante para dar fôlego à agricultura, como a possível redução de carga tributária para insumos, entre outras, não passaria pela sua pasta, mas dependeria da área econômica do governo. 

Questionado sobre os boatos de que teria pedido demissão outras vezes, em momentos de crise, Rodrigues admitiu que ofereceu o cargo ao presidente Lula para deixá-lo à vontade em quatro ocasiões quando era necessário um rearranjo político no governo, mas negou que tenha pedido demissão. Segundo ele, a conversa definitiva com o presidente na terça-feira foi de ''altíssimo nível e de amizade'', e que Lula entendeu a procedência de seus argumentos, e não pediu para que ele ficasse.

Mesmo tendo antecipado em seis meses a sua saída do governo, já anunciada para dezembro (ele vinha dizendo que não permaneceria em um eventual segundo mandato de Lula), o ministro da Agricultura disse que deixa o cargo sem tristeza ou decepção, mas com o sentimento de ''dever cumprido''.

Ele preferiu não comentar ou indicar quem assumirá o ministério, o que seria atribuição do presidente, e disse que não está definido ainda quando ele deixará o cargo de fato, o que deve ser acertado com Lula amanhã. O sucessor natural de Rodrigues para comandar o Ministério da Agricultura nos últimos seis meses de governo seria o atual secretário-executivo do Ministério, Luiz Carlos Guedes. Entretanto, existem rumores em Brasília de que o cargo poderia ser negociado com o PMDB.


Fonte: Folha de Londrina

Galeria

Voltar
Top