1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Mercosul aprova novo programa contra aftosa


Publicado em: 05/07/2007 08:15 | Categoria: Geral

 



O programa foi elaborado pelos governos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que, em conjunto, possuem 280 milhões de cabeças de gado e representam 25% da produção de carne bovina do mundo.

Ao longo da última década, em diversas ocasiões, os quatro países padeceram com a febre aftosa, fato que provocou a perda de mercados no exterior.No entanto, os países que participaram da reunião da aprovação do programa ainda não definiram qual será o total de fundos destinados ao combate à febre aftosa.Mas os participantes indicaram que parte do dinheiro provirá do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem).

O programa prevê o acompanhamento da evolução do combate à doença em cada uma das nações.A entrada de carnes de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo na UE continua bloqueada devido aos focos de febre aftosa de 2005 nos dois primeiros estados. Preocupados em manter o mercado europeu, seis estados assinaram um acordo para integrar suas áreas de defesa sanitária e transmitir maior segurança quanto aos controles em suas fronteiras: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

F
onte DCI / SP

Galeria

Voltar
Top