1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Chile suspende embargo à carne bovina de SC e RS


Publicado em: 21/06/2006 09:51 | Categoria: Geral

 



Assinado pelo diretor do Servicio Agricola y Ganadero (SAG), Francisco Bahamonde Medina, o comunicado destaca que o governo brasileiro apresentou documentação garantindo o cumprimento das exigências sanitárias daquele país e a situação idônea dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os dias 4 e 9 de junho, uma missão chilena inspecionou propriedades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Para o governo chileno, o fato da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manter o reconhecimento dos dois estados como zonas livres de febre aftosa com vacinação demonstrou confiabilidade nas carnes brasileiras. De acordo com a nota, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina “superaram as condições que levaram a suspender o ingresso de carne”.

Segundo Medina, a informação sanitária disponível agora indica que a situação da febre aftosa no Brasil, durante o período de outubro de 2005 a abril de 2006, limitou-se exclusivamente aos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Portanto, não se difundiu ao resto do território brasileiro.

No ano passado, o Chile importou US$ 140 milhões em carne bovina brasileira, volume correspondente a 66,6 mil toneladas.  Em 2004, as exportações brasileiras para aquele país foram de 104 mil toneladas, proporcionando uma receita de US$ 199 milhões. Em 2005, o Chile foi o quarto maior importador de carne bovina do Brasil, superado apenas pela União Européia, Rússia e Egito.


Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Galeria

Voltar
Top