Sugestões paranaenses serão analisadas pelo CFMV

Publicado em: 18/06/2007 08:42 | Categoria: Geral

Durante a Câmara, também foram realizadas palestras com o ministro Benjamim Zymler e Karine Lílian de Sousa Costa Machado, analista de controle externo, ambos do Tribunal de Contas da União (TCU).

Zymler falou sobre a gestão dos órgãos de fiscalização do exercício profissional, abordando a natureza jurídica, prestação de contas, contribuições, representações junto ao TCU, competências, auditorias e julgamento de contas, Lei de Responsabilidade Fiscal, contratação de servidores, regime jurídico dos funcionários, dentre vários outros. Karine abordou os objetivos e o papel desempenhado pelo TCU, suas competências e mecanismos de controle.

Na opinião de Sugai, “as duas palestras foram muito proveitosas, uma vez que abordaram questões vivenciadas diariamente pelos Conselhos. Com isso, tivemos a oportunidade de sanar diversas dúvidas sobre a melhor forma de gerir um órgão público”.

Na ocasião também ficou definida que será realizada em Curitiba, entre os dias 15 a 17 de agosto, sessão plenária do Conselho Federal. As reuniões da diretoria e dos conselheiros do CFMV são realizadas mensalmente.

Carreira

Ingresso no TCU em 1998 por meio de concurso público, Benjamim Zymler exerce o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União desde 2001. É mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Exerceu por oito anos o cargo de analista de finanças e controle externo do Tribunal de Contas da União e possui vasta experiência nas áreas de Direito Administrativo e Constitucional.

Karine Lílian de Sousa Costa Machado é analista de controle externo do Tribunal de Contas da União, no qual é servidora desde 1994. Graduada em Direito, possui MBA em Gestão da Administração Pública, é co-autora do livro Licitações & Contratos - Orientações Básicas, editado pelo Tribunal de Contas da União, além da publicação de diferentes artigos sobre Direito Administrativo e Controle Externo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / CFMV