Pedidos de criadores de suínos do Paraná são atendidos pela União

Publicado em: 25/05/2007 08:06 | Categoria: Geral

Em uma semana, foi a segunda reunião de trabalho, realizada no Ministério da Agricultura com a presença de representantes da Seab, para tratar da crise da suinocultura no Paraná. Na primeira reunião, o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, apresentou as reivindicações ao ministro Reinhold Stephanes, que acolheu as solicitações do Paraná.

Desta vez, ocorreu uma reunião para definição das medidas com a presença do diretor-geral da Seab, Herlon Goelzer de Almeida, o coordenador da Secretaria Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edílson Guimarães, o assessor especial do ministério da Fazenda, Gerardo Fonteles, o presidente da Companhia Nacional do Abastecimento – Conab – Jacinto Ferreira – o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Irineu Wessler e parlamentares.

Entre as medidas já acertadas está a criação de uma Linha Especial de Crédito - LEC - para apoiar a comercialização da carne suína, com juros de 8,75% ao ano. Os recursos poderão ser captados por indústrias de carne ou de derivados para formação de estoques. “Trata-se de um capital de giro barato, necessário nesse momento para que as indústrias tenham mais capacidade de formar estoques”, avaliou Almeida.

Também será criada uma linha de crédito, com juros de 8,75% ao ano, para que os produtores tenham capacidade financeira para reter seus animais na propriedade. O agricultor familiar poderá ser mais beneficiado ainda, com juros que variam de 3% a 7,25% ao ano para essa mesma linha.

Outra reivindicação atendida foi a extensão da LEC e Empréstimos do Governo Federal (EGF) para o milho, para os produtores integrados às indústrias. Antes, somente os produtores independentes das indústrias podiam captar recursos junto à LEC e ao EGF.

Será criada ainda uma linha de crédito para compra de milho, com garantia em equivalência-suíno.

De acordo com Almeida, o governo federal vai autorizar o sistema financeiro a aceitar o sistema como garantia para o financiamento para capital de giro.

Além dessas medidas já acertadas com os ministérios da Agricultura e da Fazenda, estão sendo estudadas outras demandas apresentadas pelo secretário Bianchini como a criação de um preço de referência de suínos e ampliação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para comprar carne de porco para o programa Fome Zero.

Outra medida provável será a criação de AGF - Aquisição do Governo Federal - para a compra de carne suína e a formação de estoque estratégico. A Seab colocou em discussão, ainda, uma parceria entre os Estados produtores de carne suína e o governo federal para a realização de uma campanha de estímulo à compra de carne suína pelo consumidor.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do PR