1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Em 2006, 4 casos de raiva humana


Publicado em: 07/06/2006 07:41 | Categoria: Geral

 



Para esclarecer os profissionais, o Ministério da Saúde vai divulgar nota técnica com o intuito de alertar sobre a importância e a necessidade de realizar o esquema de pré-exposição e monitorar periodicamente a titulação de anticorpos. “Precisamos difundir essa informação para profissionais e estudantes”, salienta o médico veterinário Marcelo Yoshito Wada, da Coordenação de Vigilância das Doenças do Ministério da Saúde.

Marcelo conta que os dois casos notificados no Maranhão foram oriundos de mordidas de cães, já em Alagoas por mordida de morcego. Como o médico veterinário mineiro teve contato com vários animais suspeitos de conter a doença, ainda não se sabe a origem.

Tratamento

Para fazer a pré-exposição, o profissional precisa procurar um posto de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O controle sorológico deve ser realizado anualmente nos profissionais que se expõem a situações de risco, administrando-se uma dose de reforço sempre que os títulos forem inferiores a 0,5UI/mL. A sorologia precisa ser repetida a partir do 14° dia após a dose de reforço.

Esquema: 3 doses
Dias de aplicação: 0, 7 e 28;
Administração: Intramuscular profunda utilizando dose completa ou, havendo capacitação técnica, por via intradérmica utilizando a dose de 0,1mL;
Local de aplicação: músculo deltóide ou vasto lateral da coxa (não aplicar no glúteo);
Controle sorológico: a partir do 14° dia após a última dose do esquema.

Resultados:
- insatisfatório: se o título de anticorpos foi menor do que 0,5 UI/mL. Nesse caso, aplicar uma dose de reforço e realizar a partir do 14° dia após o reforço.

- satisfatório: se o título de anticorpos foi maior ou igual a 0,5 UI/mL.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria

Voltar
Top