3. Eventos

Já está disponível no YouTube o II Encontro de Zootecnia Celular CRMV-PR e UFPR

Publicado em: 18/08/2023 16:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

Nessa quinta-feira (17), ocorreu o II Encontro de Zootecnia Celular CRMV-PR e UFPR realizado pela Comissão Estadual de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (Cebea/CRMV-PR). Ao todo, o evento reuniu 275 participantes no formato online. Além de serem transmitidas ao vivo, as palestras foram gravadas e já estão disponíveis no canal do CRMV-PR no YouTube (acesse aqui).

Neste esforço conjunto, o CRMV-PR e a UFPR reúnem o que há de mais novo no Brasil e no mundo sobre as proteínas alternativas, abordando desde as motivações para o seu desenvolvimento até o estado atual da nova indústria de alimentos, passando por suas bases conceituais e principais técnicas inovadoras.

A mesa de abertura foi iniciada pelo membro CEBEA do CRMV-PR e professora da UFPR, Carla Forte Maiolino Molento, seguida com a participação do secretário-geral do CRMV-PR, Leonardo Nápoli; pesquisador na Embrapa em Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luciano Paulino da Silva; professora e pesquisadora da Universidade de Columbia e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), Natália Pasternak; professor e diretor no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Volnei Pauletti e professora doutora Graciela Ines Bolzon de Muniz, vice-reitora na UFPR.

“Com muita satisfação, a Comissão de Ética e Bem-estar Animal do CRMV-PR deixa instituída uma tradição inédita no Brasil: a realização do II Encontro de Zootecnia Celular que consolida o sucesso do primeiro Encontro sobre o tema, ocorrido em 2021. Agradecemos aos nossos primorosos palestrantes, às autoridades presentes em nossa mesa de abertura e ao público síncrono. Agradecemos à atual gestão do CRMV PR, que demonstrou uma sólida visão da importância da ciência e da proteção animal ao longo dos anos em que esteve à frente do nosso Conselho. Em particular, os Encontros de Zootecnia Celular são estratégicos para o fortalecimento da agropecuária paranaense, de maneira sustentável e ética, de forma a beneficiar seres humanos, animais e o meio ambiente”, destaca professora Carla Forte Maiolino Molento, membro CEBEA do CRMV-PR e professora da UFPR.