1. Home
  2. Notícias
  3. Eventos
Eventos

Campo Mourão e Guarapuava reúnem 91 participantes no circuito de enfrentamento da esporotricose


Publicado em: 17/05/2023 17:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Eventos

 


No mês de maio, o Circuito de Treinamento para o Enfrentamento da Esporotricose em Estabelecimentos Médico-Veterinários do Paraná foi realizado em Guarapuava (9/5) e em Campo Mourão (11/5). Ao todo, os encontros reuniram 91 participantes entre médicos-veterinários, profissionais da saúde, acadêmicos e docentes da Medicina Veterinária.

Em uma sequência de palestras, o evento abordou a origem da doença, o diagnóstico, o tratamento, a prevenção, a responsabilidade legal e a ética do médico-veterinário no enfrentamento da doença, além de trazer um atual panorama da doença no estado e municípios, tratou da obrigatoriedade e o meio da notificação obrigatória no Paraná. 

Guarapuava 

“O circuito foi útil para a conscientização dos participantes sobre o agravo, importância da notificação e conduta profissional ética é responsável para o enfrentamento do agravo.  Inclusive, após o evento, já obtivemos notificação da esporotricose animal em Guarapuava”, destacou a médica-veterinária Dalvane Di Domenico, coordenadora de Zoonoses na Vigilância em Saúde de Guarapuava.

 

Campo Mourão

“A Vigilância Sanitária tem um papel importante na promoção da saúde através da informação e divulgação do aparecimento de zoonoses como é o caso da Esporotricose.  O circuito foi importante porque trouxe atualizações dos casos da doença à nível Paraná, bem como contribuiu para orientar os profissionais que atuam em estabelecimentos médicos-veterinários e da saúde, que consequentemente vão disseminar para as pessoas, que tem cachorros e gatos, que estão presentes na vida do brasileiro”, compartilhou Claudinei dos Santos Backschat, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão.

Em Campo Mourão, atualmente possui 81 casos registrados em animais positivos (79 em gatos e 02 em cães) e nove casos em humanos positivos. Dos casos em humanos, seis pessoas já foram curadas e três estão em tratamento, apresentou o levantamento da Divisão de Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão.


Voltar
Top